Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Companhia russa Aeroflot cancela voos internacionais

Potências ocidentais fecharam o espaço aéreo para aviões do país, após invasão da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

A companhia russa Aeroflot anunciou neste sábado (5) a suspensão dos voos internacionais a partir de terça-feira (8), em plena onda de sanções ocidentais contra Moscou pela invasão da Ucrânia.

A decisão foi motivada por "novas circunstâncias que prejudicam as operações de voo", afirma um comunicado da empresa, que manterá as viagens domésticas e os voos para Belarus.

A companhia de baixo custo Pobeda —filial da Aeroflot— também vai interromper os voos ao exterior na mesma data.

As potências ocidentais adotaram sanções drásticas contra o setor de transporte aéreo devido à intervenção militar na Ucrânia, fechando o espaço aéreo aos aviões russos e bloqueando o abastecimento de peças de reposição.

Quase 75% dos aviões das companhias aéreas russas não pertencem às empresas, e sim a empresas de aluguel (metade europeias), segundo a base de dados da publicação especializada Aviation Week.

A agência de regulamentação russa Rosaviatsia afirmou que "recomendou" às companhias aéreas do país que usam aviões fretados registrados fora da Rússia que interrompam os voos ao exterior para evitar a apreensão das aeronaves.

O presidente russo Vladimir Putin visitou neste sábado um centro de treinamento da Aeroflot, nas proximidades de Moscou, e criticou as sanções internacionais. "Essas sanções que estão sendo impostas são semelhantes a uma declaração de guerra, mas graças a Deus não chegou a isso", disse.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.