Descrição de chapéu Rússia juros

Pagamento de títulos soberanos da Rússia é recebido pelo JPMorgan e processado, diz agência

País tem um período de carência de 30 dias após o prazo de quarta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karin Strohecker Sujata Rao
Londres | Reuters

Pagamentos de cupons de títulos soberanos russos com vencimento nesta semana foram recebidos pelo banco correspondente JPMorgan, processados e então encaminhados como crédito ao agente pagador Citi, disse uma fonte familiarizada com a situação à agência Reuters nesta quinta-feira (17).

O pagamento recebido foi em dólares, disse a fonte. Após ser creditado ao agente pagador, será verificado e distribuído a vários detentores de títulos, acrescentou.

A Rússia disse nesta quinta-feira que fez pagamentos de dívida que venciam nesta semana. O país deveria pagar US$ 117 milhões em cupons na quarta-feira, referentes a dois títulos soberanos denominados em dólares.

Ilustração de moeda de rublo em frente a nota de dólar - Dado Ruvic - 24.fev.2022/Reuters

Os pagamentos foram amplamente vistos como o primeiro teste sobre se Moscou cumpriria suas obrigações, depois que sanções ocidentais atrapalharam suas transações financeiras.

A fonte disse que a obrigação do JPMorgan como banco correspondente estrangeiro é processar os pagamentos, mas, dadas as circunstâncias, também é verificar com as autoridades antes de fazê-lo.

Sanções impostas pela invasão da Ucrânia cortaram a Rússia do sistema financeiro global e bloquearam a maior parte de suas reservas em ouro e moeda estrangeira, enquanto Moscou, por sua vez, retaliou —e tudo isso complicava os pagamentos.

O banco checou com as autoridades antes de processar o pagamento, disse a fonte. Não processar o dinheiro teria prejudicado os detentores de títulos, completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.