Descrição de chapéu União Europeia Rússia

Venda de livro sobre amigos milionários de Putin dispara no Reino Unido

Obra enfrentou uma série de ações judiciais de magnatas russos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Um livro sobre o círculo íntimo do presidente Vladimir Putin, escrito por um jornalista britânico, está no topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido, disse sua editora nesta quarta-feira (16), depois que o autor foi processado pelo proprietário do Chelsea, Roman Abramovich.

"Putin's People", de Catherine Belton, publicado pela primeira vez em 2020, "é o livro de não-ficção mais vendido no Reino Unido", disse a diretora editorial da William Collins Books, Arabella Pike, em nota.

O livro aclamado pela crítica enfrentou uma série de ações judiciais de magnatas russos, incluindo Abramovich, três dos quais foram sujeitos a sanções do Reino Unido.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião virtual com membros de seu governo em Moscou - Mikhail Klimentiev - 10.mar.22/Reuters

"Gostaria que as circunstâncias fossem diferentes. Mas estou muito grato por toda a atenção que 'Putin's People' está recebendo", escreveu Belton no Twitter, agradecendo à editora Harper Collins por manter o livro à venda apesar dos processos.

A editora chegou a um acordo extrajudicial em dezembro do ano passado com o principal demandante, Abramovich.

O livro foi um best-seller do Sunday Times quando foi lançado e as vendas dispararam novamente com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Abramovich, que comprou o Chelsea em 2003, foi sancionado pelo Reino Unido em 10 de março, com congelamento de bens, proibição de viagens e proibição de transações com pessoas e empresas britânicas.

A União Europeia adotou na segunda-feira novas sanções contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia, que diplomatas dizem incluir Abramovich.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.