Inscrições para 48 mil vagas do IBGE terminam nesta quarta; veja como concorrer

As vagas são para nível fundamental completo e estão distribuídas em todas as unidades da federação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encerra nesta quarta-feira (15) o período de inscrições para o processo seletivo com 48.535 vagas temporárias de recenseadores do Censo 2022. As vagas exigem nível fundamental completo e estão distribuídas em todas as unidades da federação.

0
Recenseadoras durante censo experimental feito pelo IBGE em Poços de Caldas (Minas Gerais) - Ricardo Benichio - 03.out.2019/Folhapress

Para concorrer, os interessados devem acessar o portal do IBGE e fazer a inscrição por meio do formulário virtual. Não há cobrança de taxa para participar do processo seletivo. Do total de vagas, 4.952 são destinadas para pessoas com deficiência e 14.538 para pretos e pardos.

De acordo com o instituto, a seleção será feita por meio de análise curricular. Segundo o edital, a recomendação é que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta do Censo. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa no simulador do IBGE. A previsão de duração de contrato é de até três meses.

PRÉ-REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com os direitos políticos;
  • No caso de candidato brasileiro do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data de contratação;
  • Não integrar o quadro do funcionalismo público;
  • Não ser sócio ou administrador de empresa.

COMO SE INSCREVER

  • Acesse a página do IBGE e escolha o edital para rescenseador
  • Escolha o estado e a cidade de interesse
  • Preencha o formulário com dados pessoais e clique em enviar
  • Não é necessário pagamento de taxa
  • Após o envio do formulário, o candidato receberá um número de inscrição
  • A seleção será feita por análise curricular

VAGAS SÃO DIVIDIDAS POR ESTADO

São Paulo é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 em 635 municípios. Grande parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 oportunidades.

São Paulo será o estado com o maior número de vagas: 18.589 espalhadas por 635 municípios - Divulgação / IBGE

​CENSO DEMOGRÁFICO 2022

Ao todo, o IBGE deve contratar 206.891 temporários para trabalhar no Censo. Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril.

ÚLTIMO CONCURSO TEVE MAIS DE 600 MIL INSCRITOS

No dia 20 de maio, o IBGE divulgou a lista de aprovados nos concursos para o Censo Demográfico 2022. Os candidatos às vagas de recenseador e agente censitário podem consultar o resultado no site da FGV (Fundação Getulio Vargas), organizadora da seleção.

Neste ano, mais de 621 mil pessoas concorreram às 206.891 vagas temporárias no Censo, sendo 23.870 para agentes censitários e 183.021 para recenseadores. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.