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INSS tem novas regras para atendimento a partir desta segunda (4); veja quais são

Confira os horários de funcionamento, a documentação para ser atendido e como deve ser o agendamento

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São Paulo

O atendimento presencial no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem novas regras a partir desta segunda-feira (4). Entre elas estão os horários mínimo e máximo de abertura ao público, o direito a acompanhante em perícias médicas, o tipo de agendamento conforme o caso do segurado, as exigências para entregar documentos e a validade de RG antigo para ser atendido.

As alterações estão na portaria 1.027, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (29). Segundo o documento, as agências devem ficar abertas ao público por seis horas diárias, sem interrupção, de segunda a sexta-feira, conforme regulamentação já feita em agosto de 2021.

O atendimento ao publico deve ser das 7h às 14h, podendo ter início a partir das 8h. No entanto, o funcionamento de cada unidade é de 12 horas, das 6h30 às 22h. Perícias e outros atendimentos internos podem ser agendados para o horário da tarde.

Fachada de agência do INSS em Jabaquara, região sul da capital paulista - Fabio Munhoz - 17.set.20/Folhapress

Outra regra diz respeito à documentação que o segurado pode apresentar para entrar na agência. É necessário documento oficial com foto e, para doentes e pessoas a partir de 60 anos, mesmo que o RG esteja com rasuras, o servidor deve aceitá-lo.

Segurados com deficiência auditiva têm direito de entrar com acompanhante no atendimento. Nas demais solicitações de presença de acompanhante, principalmente durante da avaliação social, caberá ao servidor responsável decidir sobre o pedido.

Agendamentos

O atendimento nas agências da Previdência é feito por meio de agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS. No dia e hora marcados, o cidadão receberá uma senha referente ao procedimento agendado. Para casos que não podem ser resolvidos de forma reforma ou que sejam de maior complexidade, o agendamento deve ser "Atendimento Específico".

O atendimento específico será utilizado nas seguintes situações:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
  • Quando a Central 135 não puder atender a demanda e existir a orientação para que o operador direcione o interessado para comparecer à APS
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Reativação de BPC após atualização do CadÚnico;
  • Solicitação de contestação de NTEP (Nexos Técnicos Previdenciários)
  • Recursos que tenham empresas (CNPJ) como solicitantes

Como fazer o agendamento pelo Meu INSS

  • Acesso o aplicativo ou site Meu INSS
  • Clique em "Entrar com gov.br"; informe o CPF e vá em "Continuar"
  • Em seguida, digite sua senha e vá em "Entrar"
  • Na página seguinte, onde está escrito "Do que você precisa", digite o serviço necessário e clique sobre a opção
  • Atualize dos dados, se for necessário e vá em "Avançar"
  • Responda às perguntas feitas e envie a documentação pedida, se for necessário
  • Informe que quer fazer o acompanhamento pelo Meu INSS, pelo 135 ou por email
  • Anote o número de protocolo e encerre o atendimento

Entrega de documentos no INSS

O artigo 24 da portaria estabelece que a entrega simples de documentos para cumprir exigência não precisa de procuração caso o representante do segurado vá levar a papelada ao instituto. No entanto, se o representante precisar se manifestar sobre algum ponto do cumprimento de exigência determinado pelo INSS precisará de documentação legal.

Nas JAs (Justificações Administrativas), processos nos quais, em geral, o segurado apresenta testemunhas como prova, será necessário que, na agência, seja designado um servidor exclusivo para o atendimento. Além disso, ao agendar o depoimento de testemunhas, o servidor precisa informar se é por determinação administrativa ou judicial.

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