Morre João Paulo Diniz, filho do empresário Abilio Diniz

Aos 58 anos, o também empresário teve mal súbito no Rio de Janeiro; livro de 2004 dizia que ele tinha problemas no coração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário João Paulo Diniz, 58 anos, filho do também empresário Abilio Diniz, 85, morreu na noite deste domingo (31), em Parati, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo informações, ele sofreu um mal súbito.

Em nota, a família Diniz confirmou o falecimento, mas não deu detalhes. "A família Diniz informa o falecimento de João Paulo Diniz. O empresário deixa quatro filhos e esposa. A família pede que seu luto seja respeitado neste momento difícil", diz o texto.

O empresário João Paulo Diniz, na abertura da exposição "Lindo Sonho Delirante", na Galeria Estação - Mathilde Missioneiro 02.dez.20/Folhapress

O velório e o enterro devem ocorrer nesta segunda-feira (1º) e serão restritos a familiares e amigos, por isso, o local não será revelado, segundo a família.​

O empresário tinha uma doença congênita: miocardiopatia apical (aumento da musculatura do músculo cardíaco, o miocárdio) de base, condição que aumenta o risco de arritmias graves e morte súbita, segundo cardiologistas que o atenderam no passado.

Esse problema já era conhecido há pelo menos três décadas. Em seu livro "Caminhos e Escolhas", de 2004, o empresário Abílio Diniz publica um texto do cardiologista Bernadino Tranchesi Junior relatando o diagnóstico de hipertrofia do miocárdio quando João Paulo tinha 28 anos.

"Eu acompanhei um caso muito grave pelo qual o João Paulo passou anos atrás. Ele teve diagnosticada uma hipertrofia do miocárdio. Trata-se de uma doença congênita no coração que costuma matar atletas. No caso do João, que é atleta, foi recomendado que não praticasse mais nenhum tipo de esporte. Nada. Nem atravessar a rua correndo ele podia, sob pena de morrer de um ataque fulminante."

À época, o cardiologista, Abilio e o filho consultaram especialistas renomados fora do país. Foram para os Estados Unidos e para a Alemanha. Entre os médicos que o atenderam está o cardiologista americano Eugene Braunwald, hoje com 92 anos.

Segundo relato do livro, João Paulo decidiu seguir se exercitando, e teve o aval do pai. No trecho, Tranchesi Junior afirma que a doença regrediu, o que foi considerada uma graça recebida pela família . "Não tem explicação", disse o médico à época, em seu texto.

Procurado pela Folha, o cardiologista não retornou as ligações. A família também não se posicionou.

Cardiologistas ouvidos na condição de anonimato dizem que é possível que o empresário tenha abusado na intensidade dos exercícios físicos, o que levou a uma possível a arritmia ventricular grave e a uma morte súbita.

Mas só os médicos que o acompanham atualmente e o laudo da necropsia poderão indicar a razão da morte.

João Paulo havia escapado da morte em 2001

João Paulo começou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar. Assim como pai, era um apaixonado por esportes e praticava o triatletismo.

Morador de São Paulo, Diniz estava no Rio de Janeiro quando sentiu-se mal. Chegou a ser atendido, mas não resistiu.

Em julho de 2001, João Paulo sobreviveu à queda de um helicóptero em São Sebastião (SP). Na ocasião, sua namorada, a modelo Fernanda Vogel, morreu.

Além dele, Abilio​ Diniz é pai de Pedro Paulo, Ana Maria, Adriana, Rafaela e Miguel, os dois últimos filhos do segundo casamento dele com a economista Geyze Marchesi, funcionária que fez carreira no Grupo Pão de Açúcar.

O governo federal divulgou uma nota de pesar pela morte de João Paulo. "O Presidente da República roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento", afirma texto assinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.