Descrição de chapéu indústria Natal inflação

Varejo e indústria veem 2° semestre mais favorável com 5G, Copa e auxílio

Projeções de melhora nos juros e na inflação também dão otimismo aos setores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani Beatriz Garcia
São Paulo | Reuters

As principais varejistas brasileiras listadas em bolsa esperam uma recuperação nas vendas nesta segunda metade do ano, diante de uma série de eventos favoráveis —de Copa do Mundo ao Natal— e perspectivas de melhora no cenário de juros e inflação, panorama também visto pela indústria eletroeletrônica que abastece o setor.

Porém, os empresários de três das maiores redes de varejo do país —Americanas, Via e Magazine Luiza— foram cuidadosos ao definir a magnitude dessas expectativas, falando em otimismo "cauteloso" e semestre "mais favorável" a analistas e jornalistas no final da semana passada.

Para além da Copa e do Natal, executivos ainda mencionaram a Black Friday, em novembro, o recente lançamento da tecnologia 5G, que deve ajudar na venda de celulares, e o aumento do programa Auxílio Brasil para R$ 600.

Vista interna de um centro de distribuição do Mercado Livre com funcionários trabalhando e empacotando produtos.
Centro de distribuição do Mercado Livre, em Cajamar - Danilo Verpa - 25.nov.2021/ Folhapress

"Estamos muito confiantes com o segundo semestre deste ano, lembrando que há eventos muito importantes para os próximos meses", disse Marcio Cruz, que comanda a área digital da Americanas, a analistas na sexta-feira.

O otimismo aparece depois que as taxas de juros em seu mais alto pico no Brasil desde 2017 e o maior avanço da inflação em 12 meses em quase duas décadas pressionaram as vendas das varejistas no primeiro semestre.

A receita líquida da Via, dona das bandeiras Ponto e Casas Bahia, caiu 2,5% no primeiro semestre, enquanto a do Magazine Luiza ficou praticamente estável e da Americanas subiu 16,6%. No mesmo período de 2021, as três conseguiram aumento de vendas de 32,7%, 59,8% e 37,9%, respectivamente.

Cruz disse que as vendas da Americanas até esta metade do terceiro trimestre seguem crescendo de forma "consistente" nas lojas físicas, puxadas por produtos de valor médio mais baixo, mas a demanda online por produtos próprios, como eletrodomésticos, "segue tímida".

Na Via, o presidente-executivo da companhia, Roberto Fulcherberguer, afirmou que as vendas seguem na "mesma batida" vista no segundo trimestre, e que o terceiro trimestre ainda deve "ser mais desafiador".

A avaliação é que os fatores favoráveis às vendas estão mais concentradas no quarto trimestre, incrementados ainda por efeitos maiores relacionados a uma expectativa de alívio na inflação e estabilidade nos juros.

"As vendas de categorias mais tradicionais de produtos (como móveis, eletrodomésticos e celulares) tendem a refletir a evolução desses indicadores, principalmente inflação e taxa de juros", disse o diretor financeiro do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo.

"Estamos vendo um aumento na demanda entre 30% e 40% por aparelhos 5G (nas cidades em que a tecnologia já foi implementada)", afirmou Fabrício Bittar, vice-presidente de operações do Magazine Luiza, observando que esses aparelhos tem preço médio acima de R$ 2.000.

INDÚSTRIA TAMBÉM NA EXPECTATIVA

Os fabricantes no primeiro semestre foram afetados por menor demanda e questões globais como alta de preços de insumos por conta do frete marítimo e dos gargalos na cadeia de suprimentos, mas o "segundo semestre deve ser melhor", disse o presidente-executivo da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), Jorge Nascimento.

"Neste ano ainda tem um evento importante que é a Copa do Mundo quando tradicionalmente há um consumo maior de televisores, produtos de áudio e vídeo e refrigeradores", afirmou ele. A associação engloba empresas como Philco, LG, Panasonic, Samsung e Whirlpool.

Nos dados até maio, a indústria brasileira amargou queda de 24% nas entregas de produtos ao varejo em comparação a 2021, segundo a Eletros. "Estamos em um momento de crise com retração do consumo e precisamos que o cliente volte a consumir", disse Nascimento.

Na Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a expectativa é de "otimismo moderado". A entidade, que tem como associadas companhias como Siemens, Apple, Dell e Motorola, projeta alta de 9% no faturamento do setor em reais em 2022, contra avanço de 22% em 2021.

Se do lado da oferta o custo do frete, a alta de insumos como aço e plástico e a crise de semicondutores atrapalharam a indústria na primeira metade do ano, na demanda, os altos patamares de estoques acumulados pelos varejistas em trimestres anteriores também serviram para reduzir as encomendas.

Humberto Barbato, presidente-executivo da Abinee, disse que "parece que as varejistas estão conseguindo desovar os estoques".

A avaliação é reiterada pelas companhias. "Não achamos que os estoques estão elevados, acreditamos que no segundo semestre a perspectiva de venda é melhor para o que a gente acredita que é possível fazer de crescimento, os estoques já estão normalizados", disse Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza.

O mercado acionário tem mostrado animação com o setor e as ações das três varejistas —Magazine Luiza, Via e Americanas— têm reduzido perdas acumuladas no ano, conforme novos dados macroeconômicos positivos são divulgados. As três tiveram as maiores quedas dentre as ações do Ibovespa em 2021.

Só em agosto, até a tarde desta quarta-feira, as ações do Magazine Luiza lideram os ganhos do Ibovespa, com alta ao redor de 60%. Ainda assim, os papéis caem cerca de 43% no ano. A Via avança aproximadamente 45% no mês e tem queda de quase 34% no ano, enquanto Americanas tem valorização de 3% em agosto e recuo de 53% em 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.