Dia do Cliente: veja 5 direitos do consumidor após compra online

Confira em que casos a lei permite troca, reembolso e arrependimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Quem aproveita as ofertas do Dia do Cliente, comemorado dia 15 de setembro, pode se beneficiar dos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A lei permite até mesmo o arrependimento, com o cancelamento e reembolso completo após compras online, além de uma série de condições que podem ser exigidas pelo comprador.

O Procon SP recomenda que consumidores o acionem caso precisem de orientação. Ainda lembra que, desde 2010, todos os estabelecimentos comerciais devem disponibilizar o código para consulta.

Mão segurando um cartão de crédito e usando computador para comprar online
Consumidores têm uma série de direitos garantidos por lei, cuja memória é útil no Dia do Cliente - embratel

Direito de arrependimento

Após realizar compras na internet, o consumidor tem direito de desistir da compra em até sete dias após a assinatura do contrato, aquisição ou do recebimento do produto ou serviço, como consta no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. "No caso de uma contratação de serviço, a contagem se inicia a partir da data da contratação", afirma o Procon SP.

Deve ocorrer o reembolso total e imediato dos valores, incluindo frete e outras taxas. O Procon SP lembra que o direito também se aplica a compras realizadas por meio de reembolso postal, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora do estabelecimento comercial.

Independente do que estiver em contrato, a lei prevê a garantia de 90 dias para produtos duráveis, como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, e de 30 dias para não duráveis, como alimentos.

Segundo o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), tal período é complementar ao da garantia prevista em contrato. Assim, se o termo de garantia prevê nove meses de garantia para um computador, que é um item não durável, somam-se 90 dias da garantia legal, totalizando um ano de garantia ao consumidor.

Ofertas precisam ser cumpridas

O Idec ressalta que a oferta feita pelo fornecedor deve ser cumprida, caso contrário sendo considerada propaganda enganosa. Se não for, o consumidor tem direito a troca ou cancelamento com devolução da quantia paga.

Atraso na entrega

O CDC vê como não cumprimento da oferta se o produto não for entregue no prazo estabelecido. Assim, o consumidor pode exigir entrega imediata, produto equivalente ou cancelamento da compra, com reembolso.

Troca ou reparo de produtos com defeito

O fornecedor não é obrigado a realizar a troca de produtos por insatisfação com algum aspecto, a não ser que previsto em sua política interna. Já se o produto vier com defeito, o CDC dá o prazo de 30 dias a partir da data de reclamação para que o fornecedor repare o produto. Caso isso não ocorra, o consumidor pode solicitar a troca do produto por outro igual, reembolso imediato ou troca por outro produto, com desconto do preço.

Se o reparo comprometer a qualidade ou diminuir o valor de mercado, é possível solicitar imediatamente a troca ou reembolso. Além disso, vale observar a política interna da loja que, por vezes, dá alternativas mais vantajosas ao consumidor.

É importante ressaltar que os prazos variam de acordo com o tipo de defeito. O Idec explica que o defeito aparente é aquele que é facilmente constatado, como um produto que vem riscado. Neste caso, vale o prazo de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis, a partir da data de entrega do produto, para pedir a troca.

Já o defeito oculto é o que surge repentinamente, com a utilização do produto. Também chamado de vício oculto, ele vem de fabricação, e não do desgaste natural ou do mal uso; um exemplo seria um problema repentino no motor de um automóvel. O prazo de 30 dias para não duráveis e 90 para duráveis vale então a partir do momento em que o consumidor constata o defeito.

O Idec também diz que, caso seja produto essencial como geladeira ou fogão que apresente defeito, o fornecedor deve trocar ou fornecer o reembolso ao cliente de forma imediata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.