Tesla fará recall de 1,1 milhão de carros nos EUA por falha no vidro elétrico

Montadora diz que não recebeu informações sobre eventuais acidentes relacionados ao problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson
Washington | Reuters

A Tesla vai atualizar o software de quase 1,1 milhão de veículos da marca nos Estados Unidos porque o sistema automático de reversão do fechamento da janela pode não reagir corretamente ao detectar uma obstrução, aumentando o risco de ferimentos aos usuários.

A fabricante de veículos elétricos disse à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) que irá realizar uma atualização remota de software do sistema dos vidros. A atualização abrange alguns veículos Model 3 2017-2022, Model Y 2020-2021 e Model S e Model X fabricados entre 2021 à 2022.

Carros da Tesla são exibidos em Vista, na Califórnia - Mike Blake - 3.jun.2022/Reuters

A montadora disse que não recebeu informações sobre eventuais acidentes, lesões ou mortes relacionadas ao problema.

A NHTSA disse que o fechamento das janelas sem um adequado sistema automático de reversão pode exercer força excessiva sobre o usuário do veículo antes de ativar a retração dos vidros, aumentando o risco de ferimentos.

O órgão disse que os veículos da Tesla não cumpriram os requisitos de um padrão federal de segurança envolvendo vidros elétricos.

A Tesla disse que durante o teste de produto em agosto, identificou que o desempenho do sistema de reversão automática da janela apresentava "variações maiores do que o esperado em resposta à detecção de compressão".

Após extensos testes adicionais, a montadora determinou que o desempenho de detecção e recolhimento das janelas não atendeu aos requisitos dos sistemas.

A empresa disse que a partir de 13 de setembro os veículos em produção e em pré-entrega receberam uma atualização de software para corrigir a falha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.