Volvo quer instalar sensor a laser em todos os seus novos carros

Equipamento permite que motorista tenha visão de 250 metros à frente na escuridão

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Peter Campbell
Londres | Reuters

A Volvo Cars pretende instalar sensores a laser em todos os seus futuros modelos, em um esforço para reduzir em 20% os acidentes graves envolvendo seus veículos. Com isso, a montadora vai se tornar a primeira a lançar a tecnologia em toda a sua frota.

A próxima versão elétrica do utilitário esportivo XC-90, o principal modelo da companhia, contará com um sensor de "liDAR" que lhe permitirá ver "um pneu preto em uma estrada preta 120 metros à frente, ou um pedestre a 250 metros", disse Jim Rowan, presidente da Volvo.

A utilização do sistema reduzirá as colisões em 9% e os acidentes fatais ou causadores de ferimentos em 20%, afirmou Rowan.

Carros da Volvo em convenção automotiva em Xangai - Aly Song - 20.abr.2021/Reuters

Rivais, entre os quais a Mercedes-Benz e BMW, anunciaram planos de usar sensores de "liDAR" em alguns modelos, à medida que as montadoras buscam incorporar recursos adicionais aos seus carros para ajudá-los a se diferenciar no competitivo segmento premium.

Embora os sistemas de "liDAR" sejam comuns em veículos autoguiados, poucos fabricantes de automóveis equipam carros de rua normais com eles, em parte devido ao custo.

O uso de sensores de segurança vai se tornar mais comum nesse segmento em razão sobretudo das exigências da União Europeia de que todos os automóveis tenham capacidade de frenagem de emergência se detectarem um objeto parado à frente.

A Volvo, a primeira montadora de veículos a instalar cintos de segurança de três pontos, na década de 1950, tem se esforçado para evitar qualquer acidente fatal envolvendo seus veículos.

Sua nova configuração de segurança também monitorará os motoristas dentro do veículo, detectando se eles estão prestes a adormecer, ou percebendo mudanças nos padrões respiratórios que podem significar que o carro precisa parar, o que representa um avanço ante um sistema anterior de rastreamento ocular que a empresa demonstrou em 2019.

Rowan disse que a empresa ainda não tinha decidido se licenciaria a nova tecnologia para outros fabricantes de automóveis, uma medida que ecoaria sua decisão de oferecer gratuitamente suas patentes de cintos de segurança a outras companhias, no século passado.

À medida que os fabricantes de automóveis instalam cada vez mais recursos para evitar colisões em seus modelos mais recentes, a indústria está debatendo que tipos de sensores oferecem maior percepção a um preço razoável.

O presidente da Tesla, Elon Musk, defende há muito tempo tecnologias que utilizam apenas câmeras, apontando para o fato de que as pessoas dirigem usando seus olhos.

Os carros da Volvo também terão câmeras e sistemas de radar, mas o uso de "liDAR" permite que o carro veja mesmo na escuridão, disse Rowan.

"Com o farol ligado, o motorista tem alcance visual de talvez 60 metros, e nosso ‘liDAR’ verá 250 metros à frente na escuridão", disse.

"Isso se torna realmente importante, ao oferecer tempo extra [de reação] de pelo menos três ou quatro segundos. Para uso noturno, uma câmera simplesmente não terá essa tecnologia."

Ele disse também que o sensor constrói uma imagem mais rápida, porque o "liDAR" viaja à velocidade da luz, enquanto o radar só viaja à velocidade do som.

Embora a empresa deva adquirir seus sensores "liDAR" da Luminar, uma empresa na qual a Volvo investiu, foi a montadora que desenvolveu o software para processar as imagens, recorrendo a uma equipe de centenas de profissionais, disse Rowan.

Tradução de Paulo Migliacci

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