Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula diz que chegou hora de taxar grandes fortunas, mas não vê maioria no Congresso para isso

Em entrevista à rádio Mix, de Manaus, Lula também se comprometeu com a manutenção da Zona Franca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Simões
Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (26) que chegou a hora de taxar as grandes fortunas e os bancos, mas reconheceu que não há maioria no Congresso Nacional para avançar nessas propostas, pois, na visão dele, o Legislativo é composto por uma maioria de pessoas ricas que não querem ter seus recursos taxados.

Em entrevista à rádio Mix, de Manaus, Lula voltou a defender uma política tributária mais progressiva, na qual os que ganham mais pagam mais e os que ganham menos pagam menos, e foi perguntado se está na hora de cobrar impostos sobre grandes fortunas e dos bancos.

"Eu acho que chegou a hora, sempre é a hora", respondeu o petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo (30).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, em São Paulo - Danilo Verpa - 24.out.2022/Folhapress

"O problema é que você tem uma maioria no Congresso Nacional que não quer. Até porque a maioria dos que estão no Congresso Nacional são pessoas que têm, de certa forma, posses, não são os pobres que estão dentro do Congresso Nacional... A maioria é de pessoas de classe média e classe média-alta, e alguns muito alta e muito ricos, e essa gente não quer taxar seu próprio recurso", disse.

Lula também voltou a defender a taxação sobre lucros e dividendos, atualmente isenta de imposto, e repetiu a promessa de isentar de Imposto de Renda as pessoas que ganham até R$ 5.000 mensais.

"Nós precisamos fazer as pessoas entenderem que pagar Imposto de Renda corretamente é fazer justiça neste país. Quem ganha mais, tem que ter a responsabilidade de pagar mais. E quem ganha menos tem que ter o direito de pagar menos. É assim, fácil. Precisamos convencer a sociedade", disse.

Na entrevista à emissora manauara, Lula também se comprometeu com a manutenção da Zona Franca de Manaus e disse que os estados que mais preservarem a floresta amazônica precisam receber uma compensação.

Ele também defendeu a demarcação de terras indígenas e disse que elas não atrapalham a produção no Brasil —crítica frequentemente feita por Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.