Morre o empresário Olavo Monteiro de Carvalho

Carioca presidiu o grupo de investimentos Monteiro Aranha, com participações na Klabin e no grupo Ultra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário carioca Olavo Monteiro de Carvalho morreu nesta quinta (20) aos 80 anos no Rio de Janeiro. De acordo com o hospital Copa Star, onde estava internado, ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Carvalho presidiu por duas décadas o grupo de investimentos Monteiro Aranha, empresa fundada por seu avô, com participações acionárias na Klabin e no grupo Ultra, dos quais foi membro do conselho de administração.

0
Empresário carioca Olavo Monteiro de Carvalho - Leo Pinheiro/Valor/Agência O Globo

Formado em engenharia mecânica pela Technische Universität München, em Munique, na Alemanha, ele estagiou na Wolfsburg, matriz da Volkswagen. Depois, na mesma empresa, fez parte da área financeira.

Dois anos após assumir o Monteiro Aranha, Carvalho conduziu a venda da metade da participação acionária da empresa da família na Volkswagen do Brasil para o governo do Kuait.

Com longo histórico empresarial, investiu em diversos setores como o de saneamento industrial, com a empresa EcoAqua Soluções, e o de tratamento de resíduos orgânicos, com a Bioexton. Chegou a ser exportador de cavalos mangalarga marchador e criador de gado nelore de elite.

O empresário também se dedicou ao trabalho social, fundando em 1997 o Instituto Marquês de Salamanca, em homenagem ao seu tataravô, José de Salamanca y Mayol.

Em 2005, foi eleito presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e reeleito em 2007. Entre medidas tomadas em suas gestões, criou o Fórum do Rio para formalizar micro e pequenos empreendedores, atuando também a favor da Lei do Simples Nacional, e participou da campanha de eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Na associação, o empresário foi um dos representantes do Conselho Empresarial Rio 2016, atuando pela eleição da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

Em 2016, o empresário recebeu em sua mansão, no bairro de Santa Tereza (região central do Rio), integrantes da banda Rolling Stones para uma festa particular.

Vascaíno, teve participação ativa na diretoria do clube de regatas, do qual chegou a ser vice-presidente geral e apoiou a gestão do ex-jogador Roberto Dinamite. Foi um dos principais nomes da oposição a Eurico Miranda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.