Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Tocantins, Santa Catarina e Minas lideram em denúncias de assédio; veja ranking

SC tem a maior proporção de empresas denunciadas por 1 milhão de eleitores, TO lidera na taxa de denúncias e MG, em números absolutos e crescimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O segundo turno das eleições presidenciais deste ano ficou marcado por uma explosão de denúncias de assédio eleitoral —tentativas de patrões de usarem seu poder para influenciar o voto de seus empregados— feitas ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

Até esta sexta-feira (28), elas eram 2.243 em todo Brasil, num crescimento tão vertiginoso que levou o órgão público a montar um plantão especial neste final de semana, quando os brasileiros escolhem quem será o próximo presidente: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

As suspeitas envolvem 1.731 empresários ou gestores públicos e há pelo menos um caso em cada estado brasileiro.

Ilustração de uso geral redes sociais relacionamento abusivo violência contra mulher abuso estupro gaslight
Catarina Pignato

Considerando apenas números absolutos, Minas Gerais registrou o maior número e também o crescimento mais acelerado de queixas, num movimento que, segundo procuradores, dá indícios de uma ação coordenada entre empresas e setores para coagir trabalhadores.

Em parte, a liderança numérica mineira se deve à grande quantidade de eleitores no estado: é o segundo maior colégio eleitoral do país. Quando as denúncias são divididas pelo número de eleitores, Minas perde a primeira posição —embora ainda mantenha um número expressivo de casos.

Foi em Santa Catarina que se registrou a maior quantidade de empresas denunciadas em relação ao tamanho do eleitorado. Foram ou estão sendo investigados pelo Ministério Público 163 empregadores, o equivalente a 29,7 empresas para cada 1 milhão de eleitores. Em Minas, a proporção é de 24,2 empresas denunciadas para cada 1 milhão de eleitores.

Já em relação ao total de denúncias recebidas pelo MPT (onde se contam todas as queixas, mesmo que haja mais de uma por empresa), é Tocantins que aparece em primeiro lugar: 49 denúncias para cada 1 milhão de eleitores. Santa Catarina vem em segundo lugar, com 38/1 milhão; Minas, em terceiro, registrou 33/1 milhão.

ONDE DENUNCIAR ASSÉDIO ELEITORAL:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.