Descrição de chapéu Financial Times Natal

Peru de luxo sai do menu de Natal enquanto gripe aviária atinge criações

Açougues sugerem que clientes procurem carnes alternativas e correm para garantir aves de alto preço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Judith Evans
Londres | Financial Times

As famílias britânicas ricas poderão ser obrigadas a comer um rosbife ou um porco assado neste Natal, depois que o surto de gripe aviária deixou abatedouros sofisticados em dificuldade para conseguir perus e frangos criados à mão e orgânicos.

A doença atingiu especialmente rebanhos criados ao ar livre que foram expostos à infecção de aves silvestres, até que o governo britânico ordenou, na semana passada, que todas as aves fossem mantidas em ambientes fechados. Muitos abatedouros de luxo agora estão correndo para garantir as aves ou sugerindo aos clientes outras carnes para a ceia de Natal.

Criação de perus em fazenda no norte do Reino Unido - Oli Scarff - 5.dez.2014/AFP

O açougue londrino Ginger Pig disse aos clientes na terça-feira (15) que está "esperando um Natal com alternativas para peru, pato, ganso e galinhas de cem dias" depois que seu fornecedor WE Botterill & Son, de Lincolnshire (leste), perdeu todo o seu rebanho de 18 mil aves. A Ginger Pig, que tem oito filiais, sugeriu que os clientes considerem um rosbife ou carne suína.

Chris Godfrey, dos açougues Godfreys em Highbury, em Londres, onde um peru criado ao ar livre custa mais de 100 libras (R$ 636), disse que poderia oferecer apenas cerca de metade do número normal de perus, gansos, patos e frangos de Natal depois que quatro de seus cinco fornecedores agrícolas sofreram surtos da doença.

Ele alertou os compradores de peru que as aves encomendadas não serão abatidas por mais três semanas e que as encomendas serão reembolsadas se a gripe aviária atingir os lotes restantes.

"A situação é realmente terrível", disse ele. "Vendemos animais criados ao ar livre, de alta qualidade, que vivem do lado de fora e pastam. As criações intensivas não são tão atingidas porque podem ter galpões fechados."

Godfrey disse que os pedidos estão chegando num ritmo "maluco", mas que os fazendeiros lhe telefonaram chorando para relatar a destruição dos rebanhos. "Muitos desses agricultores foram tão atingidos que nunca mais voltarão a produzir", disse ele.

Danny Lidgate, dos açougues C. Lidgate em Holland Park, disse que os abatedouros sofisticados estão numa "roleta russa" enquanto esperam para ver quais rebanhos restantes adoeceriam e seriam eliminados antes de estarem prontos para o abate.

O Conselho Britânico de Avicultura disse que a cepa atual da gripe aviária parece atingir mais outras aves do que galinhas, aumentando a pressão para o Natal. Ele disse na semana passada que 40% de todos os perus criados ao ar livre foram descartados.

John Mettrick, presidente do Q Guild, grupo setorial de açougues sofisticados, disse que os agricultores foram particularmente afetados no leste da Inglaterra, área que é frequentada por aves migratórias. Os açougues de Londres que compram de lá também foram afetados, disse ele.

"Alguns açougues colocaram em seus pedidos de Natal que, se algo acontecer [com a ave], os clientes precisam estar cientes de que podem ter que levar uma carne alternativa", disse ele.

John Wood, da Wood's Farm Fresh Turkeys, em Lancashire (noroeste), disse que fornecia perus para açougues e mercados agrícolas em Liverpool, Manchester e Lake District antes de perder suas 4.000 aves no final de outubro. "Todo o negócio que você construiu durante anos se acaba em um dia", disse ele. "Vou ter que lutar muito."

Por outro lado, os supermercados disseram que seu abastecimento é relativamente seguro. O executivo-chefe do Sainsbury, Simon Roberts, disse este mês: "A boa notícia é que cerca de um terço do nosso volume de perus vem de congelados, e pedimos mais perus este ano do que vendemos no ano passado. As equipes trabalharão muito para preencher as lacunas o máximo que pudermos.

"Embora o peru continue sendo uma parte fundamental da nossa oferta de Natal, cada vez mais os clientes procuram outros produtos. Houve uma mudança real para o pernil e a carne bovina nos últimos anos."

Colaborou Jonathan Eley. Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.