Em meio a negociações da PEC, BC alerta para impacto de aumento de gastos sobre a inflação

Ata da reunião mais recente do Copom, divulgada nesta terça, afirma que pressão sobre preços pode ser maior do que estímulo à economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em meio às negociações do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ampliar despesas via PEC (proposta de emenda à Constituição) da Gastança, o Banco Central afirma que o impacto de "estímulos fiscais significativos" tende a ser maior sobre a inflação do que sobre a atividade econômica em um ambiente de baixa ociosidade.

A avaliação consta na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) publicada nesta terça-feira (13), referente à reunião da semana passada. O documento ressalta ainda que a questão fiscal foi debatida "de forma extensa" no encontro.

"Em ambiente de hiato do produto reduzido, o impacto de estímulos fiscais significativos sobre a trajetória de inflação tende a se sobrepor aos impactos almejados sobre a atividade econômica", disse.

O hiato de produto é a margem que a atividade tem para crescer até atingir sua capacidade máxima. A ata afirma que o BC observou uma redução no grau de ociosidade no terceiro trimestre em função de revisões de dados e divulgações de variáveis domésticas. Porém, diante do efeito do ciclo de alta de juros, o BC avalia que o hiato deve crescer à frente.

Sede do Banco Central, em Brasília - Pedro Ladeira - 4.mai.2022/Folhapress

Para a autoridade monetária, a existência de capacidade ociosa na economia e a confiança sobre a sustentabilidade da dívida são fatores determinantes para uma política fiscal expansionista atingir os impactos almejados sobre a atividade.

O documento alerta ainda que o fiscal pode afetar a taxa neutra de juros do país.

"O Comitê julgou que há ainda muita incerteza sobre o cenário fiscal prospectivo e que o momento requer serenidade na avaliação de riscos. O Comitê reforça que seguirá acompanhando os desenvolvimentos futuros da política fiscal e seus potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva", afirmou.

O BC decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano em reunião na semana passada, quando deu recados ao governo eleito ao dizer que há "elevada" incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e ressaltou que acompanhará com atenção o quadro das contas públicas.

A equipe de Lula na transição está negociando com o Congresso a aprovação de uma PEC que poderá permitir uma ampliação de gastos superior a R$ 160 bilhões em 2023 e 2024 –o texto ainda está em tramitação e pode ser alterado. O objetivo é bancar o Bolsa Família ampliado, recompor despesas de ministérios e ampliar investimentos públicos.

A expectativa de aumento de despesas, associada às sinalizações de uma equipe econômica composta por nomes mais alinhados a uma política fiscal expansionista, derrubou a Bolsa nesta segunda e pressionou o dólar para cima. Investidores temem que o futuro governo Lula seja mais intervencionista, próximo da abordagem adotada em seu segundo mandato, do que do primeiro.

Nesta terça, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar os primeiros nomes de auxiliares na pasta.

TAXA NEUTRA

O documento repetiu a reunião de outubro do Copom ao afirmar que a política fiscal pode afetar a inflação por meio da demanda agregada, preços de ativos, grau de incerteza na economia e expectativas de inflação, mas agora incluiu mais um elemento que pode ser impactado: a taxa de juros neutra —que não estimula nem contrai a atividade.

Em seu último Relatório de Inflação, o BC considerou a taxa neutra de juros em 4% ao ano. Uma nova edição do documento será divulgada nesta quinta-feira.

Uma eventual elevação nos juros neutros do país poderia forçar o BC a operar com um nível mais alto da Selic do que o estimado anteriormente para levar a inflação a suas metas.

Na visão da economista da XP Tatiana Nogueira, a ata trouxe elementos mais duros na comparação com o comunicado da semana passada, embora não traga novidades em relação às sinalizações sobre seu balanço de riscos.

"[O BC] incluiu um canal a mais que a expansão fiscal tem [de impacto] sobre a inflação. [...] Ele incluiu o juro neutro também. Mais gasto fiscal faz com que o juro neutro fique mais elevado", afirmou.

A autoridade monetária avaliou ainda que dados recentes reforçam a expectativa do comitê de desaceleração do ritmo da atividade econômica no país, que deve se acentuar nos próximos trimestres.

Em meio ao cenário de incertezas, o BC ressaltou que suas projeções de inflação tiveram leve aumento no horizonte relevante, em função da elevação das projeções para preços livres em prazos mais curtos e uma revisão da projeção de preços administrados em prazos mais longos.

"No que diz respeito a 2024, o Comitê notou com preocupação uma elevação na média das expectativas", disse.

No comunicado da semana passada, o BC informou que, em seu cenário de referência, as estimativas para a inflação estão em 6,0% para 2022 (contra 5,8% na reunião anterior), 5,0% em 2023 (contra 4,8% antes) e 3,0% em 2024 (ante 2,9%).

As metas para o IPCA estão definidas em 3,50% para este ano, 3,25% em 2023 e 3,00% em 2024, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos nos três casos.

O documento aponta que alguns membros do Copom notaram movimento benigno de commodities em reais e ressaltaram riscos de queda adicional à frente, enquanto outros membros enfatizaram o caráter volátil desses preços em ambiente de estoques pressionados.

"Todos avaliaram que a inflação corrente não surpreendeu de forma relevante em relação à expectativa ou alterou substancialmente o entendimento a respeito da dinâmica futura de inflação", disse.

O Copom também avaliou a velocidade do processo de desinflação global, apontando que esse movimento pode se tornar mais lento, apesar de um relaxamento em pressões sobre as cadeias de produção e queda de preços de commodities.

"Diante da disseminação das pressões inflacionárias para o segmento de serviços, que possui caráter mais inercial, em ambiente de mercado de trabalho apertado em diversos países, o processo de desinflação deve ser não linear e mais lento do que o observado em episódios recentes", disse.

(Com Reuters)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.