Descrição de chapéu Financial Times Banco Central tecnologia

Caçada da Coreia do Sul ao cripto fugitivo Do Kwon conduz à Sérvia

Promotores buscam cooperação com Belgrado enquanto a busca pelo chefe da Terraform se intensifica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Song Jung-a
Seul | Financial Times

Promotores sul-coreanos acreditam que Do Kwon, o empresário falido por trás da implosão de US$ 40 bilhões (R$ 212 bi) dos tokens TerraUSD e Luna, esteja escondido na Sérvia, enquanto intensificam a caçada global, que já dura meses, ao desafortunado "rei das criptomoedas".

Eles estão tentando cooperar com as autoridades sérvias para localizá-lo e detê-lo, de acordo com o Ministério Público do Distrito Sul de Seul, que investiga o colapso da operadora de criptomoedas de Kwon, Terraform Labs.

Kwon foi acusado de fraude e violação da lei do mercado de capitais em seu país de origem após o colapso, em maio, de suas moedas TerraUSD e Luna.

Do Kwon, criador da Terraform Labs e da criptomoeda Luna
Do Kwon, criador da Terraform Labs e da criptomoeda Luna - Divulgação/Coinage

Os promotores disseram em outubro que ele havia transitado para um país desconhecido via Dubai depois de deixar Cingapura, onde a Terraform estava sediada. A Coreia do Sul revogou o passaporte de Kwon em novembro.

A Interpol emitiu um alerta vermelho contra Kwon a pedido de Seul. A Coreia do Sul não tem tratado de extradição com a Sérvia, mas ambos os países aderiram à Convenção Europeia de Extradição.

Os investidores lançaram ações coletivas contra Kwon em Cingapura e nos Estados Unidos. Kwon negou qualquer irregularidade, embora tenha se desculpado com as vítimas do colapso de seu sistema de blockchain. Ele afirmou que as acusações sul-coreanas contra ele não são "legítimas" e têm "motivação política".

"Apesar do alerta vermelho da Interpol, não será fácil detê-lo e extraditá-lo para a Coreia do Sul", disse Kim Hyoung-joong, chefe do Centro de Pesquisa de Criptomoedas da Universidade da Coreia. "Kwon pode já ter fugido para outro país, devido ao controle frouxo das fronteiras europeias."

A causa principal da implosão das criptomoedas de Kwon continua desconhecida, apesar da ampliação da investigação dos promotores coreanos. Eles solicitaram um mandado de prisão para Daniel Shin, cofundador da Terraform Labs, mas o pedido foi rejeitado por um tribunal sul-coreano.

O New York Times informou na semana passada que promotores federais dos EUA estavam reinvestigando se Sam Bankman-Fried, o fundador da falida cripto exchange FTX, e seu fundo de hedge Alameda Research orquestraram a manipulação de mercado que provocou o fim das moedas gêmeas de Kwon.

Kwon publicou na semana passada uma série de tuítes, revelando como a FTX, a Alameda e o cripto credor global Genesis Trading contribuíram para a crise TerraUSD/Luna, e instou Bankman-Fried a divulgar os detalhes das principais transações que levaram ao fim das moedas.

O colapso da FTX também está afetando o mercado de criptomoedas sul-coreano, já que os serviços da Gopax, quinta maior exchange de criptomoedas da Coreia do Sul, foram interrompidos e o wemix, o token nativo emitido pelo desenvolvedor de jogos coreano Wemade, foi excluído das exchanges coreanas.

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.