Sony e Honda revelam protótipo de carro elétrico 'Afeela'; veja fotos

Veículo usa tecnologia da Qualcomm e foi apresentado na CES 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kiyoshi Takenaka
Las Vegas | Reuters

As japonesas Sony e Honda revelaram o protótipo dos novos veículos elétricos "Afeela" que as duas empresas vão montar em conjunto, dizendo que aproveitarão conteúdos de entretenimento nos carros da próxima geração.

A Sony deu uma amostra do Afeela, que tem cantos arredondados e um elegante teto preto, na feira de tecnologia CES 2023, em Las Vegas, na quarta-feira. O carro usará tecnologia da gigante de hardware Qualcomm, incluindo o chassi digital Snapdragon.

"Para realizar a mobilidade inteligente, são necessárias atualizações contínuas de software e computação de alto desempenho", disse Yashuhide Mizuno, presidente-executivo da Sony Honda Mobility.

Apresentação do Afeela na CES 2023 - Steve Marcus - 5.jan.2023/Reuters

A Qualcomm lançou na quarta-feira um novo processador, o Snapdragon Ride Flex SoC, que lida com funções de direção assistida e cockpit, incluindo entretenimento. Antes, essas funções eram executadas em chips diferentes, e juntá-las pode ajudar a reduzir os custos, disse um executivo da Qualcomm.

A Sony também está procurando aproveitar seus pontos fortes tradicionais em sensores. O Afeela será equipado com mais de 40 sensores, disse Mizuno. O carro usará a ferramenta de criação 3D "Unreal Engine", da Epic Games, criadora de "Fortnite".

Para a Honda, o empreendimento com a Sony pode permitir acelerar o que até agora tem sido uma lenta mudança para os veículos elétricos. A empresa também lutou ao longo dos anos para obter ganhos no mercado de veículos de luxo com sua marca Acura. O novo veículo terá um preço premium.

A expectativa dos sócios é entregar seus primeiros veículos elétricos até o início de 2026 na América do Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.