Vibra encerra parceria com Americanas, que se diz 'surpresa'

Com decisão, lojas BR Mania e Local voltarão a sócios originais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Salvador

A Vibra (ex-BR Distribuidora) anunciou na noite de segunda-feira (23), em fato relevante, que vai desfazer a parceria com a Americanas para lojas de conveniências em postos de combustíveis.

As duas companhias formaram a joint venture "Vem Conveniência" em fevereiro do ano passado com o objetivo de estabelecer as lojas Local e BR Mania em postos de combustíveis. A Americanas e a Vibra detêm, cada uma, 50% do capital social da Vem Conveniência.

Em comunicado ao mercado, a Vibra afirma que a parceria está sendo desfeita por determinação de seu conselho de administração, tendo em vista os fatos recentes envolvendo as Americanas, que entrou em processo de recuperação judicial na última quinta-feira (19) com dívidas de R$ 43 bilhões. A Americanas, por sua vez, divulgou fato relevante nesta terça-feira (24) se dizendo "surpresa" com a decisão da Vibra.

fachada em branco em que se lê Americanas em vermelho
Fachada da Lojas Americanas, na rua Direita no centro de São Paulo. - Bruno Santos/ Folhapress

"A companhia vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu, com surpresa, notificação da Vibra Energia S.A., sócia da companhia na sociedade Vem Conveniência S.A., sem que tivesse havido qualquer manifestação anterior ou qualquer comunicação prévia com a Americanas, por meio da qual notifica a Americanas sobre a rescisão unilateral da parceria destinada à exploração do
negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através de lojas Local e BR Mania, regulada pelo Acordo de Parceria e Outras Avenças, celebrado em 25 de fevereiro de 2021 e pelo Acordo de Acionistas, celebrado em 31 de janeiro de 2022", diz o texto.

Segundo o fato relevante, a administração da Companhia "está avaliando os termos da notificação junto a seus assessores legais para resguardar o interesse da Americanas."

Já a Vibra afirmou que os procedimentos para encerrar a parceria já foram iniciados e a Local e a BR Mania voltarão para seus sócios originais. A Vem Conveniência deve continuar com a Vibra.

No comunicado, a Vibra diz entender que a separação é o que melhor atinge os objetivos do negócio no momento. "A companhia ressalta a importância da conveniência em seus negócios e reafirma seu compromisso com seus franqueados e sua rede de revenda de continuar trabalhando para trazer as melhores soluções para esse negócio", diz a Vibra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.