Descrição de chapéu Folhainvest Selic juros

Economistas elevam projeção para taxa de juros em 2023 e 2024

Estimativa para Selic este ano subiu de 12,50% para 12,75%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

Analistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram suas projeções para a taxa básica de juros tanto para este ano quanto no próximo, em meio às pressões inflacionárias e às críticas do governo à autoridade monetária.

A pesquisa Focus divulgada pelo BC nesta segunda-feira (13) mostra que a projeção para a Selic este ano subiu de 12,50% para 12,75%. O cenário para o final de 2024, por sua vez, foi de 9,75% para 10%.

No começo do mês, o BC manteve a Selic em 13,75% ao ano, na primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sede do Banco Central, em Brasília - Pedro Ladeira - 4.mai.2022/Folhapress

Para o próximo encontro, em março, o Focus mostra que a projeção dos especialistas segue sendo de manutenção da Selic.

O aumento das projeções para a taxa básica de juros acontece em um momento de cautela no mercado, em meio a temores de que o BC ceda a críticas do governo sobre ao nível de juros e à meta de inflação —o presidente e aliados intensificaram recentemente as reclamações do patamar elevado da taxa Selic e as metas de inflação, além de questionarem a autonomia da autarquia.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA (índice oficial de inflação) em 2023 foi ajustada para cima em 0,01 ponto percentual, subindo para 5,79%, enquanto para o ano que vem foi a 4%, um aumento de 0,07 ponto.

O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024 é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o PIB (Produto Interno Bruto), a estimativa de crescimento este ano caiu pela segunda vez seguida, em 0,03 ponto, para 0,76%. Para 2024 segue em 1,50% pela sétima semana seguida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.