Descrição de chapéu Rússia

Exportações de diesel da Rússia para Brasil, Turquia e países africanos atingem novos recordes

Embargo total da União Europeia aos produtos petrolíferos russos entrou em vigor em fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

Os embarques de diesel e gasóleo da Rússia para o Brasil, Turquia e países africanos atingiram novos recordes em março, com os comerciantes entrando em novos mercados após uma proibição da UE aos produtos petrolíferos russos, de acordo com comerciantes e dados da Refinitiv.

Um embargo total da UE aos produtos petrolíferos russos entrou em vigor em 5 de fevereiro, redirecionando cargas de diesel russo para a África, Ásia, Oriente Médio e carregamentos de navio a navio (STS), em vez de para a Europa.

De acordo com dados da Refinitiv, os embarques de diesel e gasóleo dos portos russos do Báltico e do Mar Negro para a Turquia já ultrapassaram 1,2 milhão de toneladas em março, superando as 800 mil toneladas registradas no mês anterior.

Usina de diesel no Yarakta Oil Field, de propriedade da Irkutsk Oil Company, na Rússia - Vasily Fedosenko - 10.mar.2019/Reuters

Os portos bálticos russos enviaram pelo menos 300 mil toneladas de diesel para o Brasil este mês, mais do que as 205 mil toneladas de todo o mês de fevereiro, mostraram os números.

A Rússia também aumentou o fornecimento do combustível para os países africanos, acrescentaram fontes do mercado.

"A África aparentemente receberá volumes significativos (de diesel russo)", disse um trader.

De acordo com dados da Refinitiv de março, cerca de 200 mil toneladas de diesel de portos controlados pela Rússia foram embarcadas para a Líbia, cerca de 165 mil toneladas para a Argélia e 100 mil toneladas para a Tunísia. Outros destinatários incluíram Nigéria, Gana, Senegal e Marrocos.

Cerca de 200 mil toneladas de diesel de portos russos devem chegar a Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, neste mês, mostraram os dados.

No mês passado, a Rússia enviou pelo menos 450 mil toneladas de diesel para a Arábia Saudita, incluindo alguns enviados via STS perto do porto de Kalamata —embora nenhuma dessas cargas tenha sido registrada nesta rota até agora em março.

Os registros de cerca de 0,7 milhão de toneladas de diesel carregados em março nos portos russos dos mares Negro e Báltico não deram destino específico, segundo dados da Refinitiv.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.