Descrição de chapéu Financial Times

Grandes bancos dos EUA correm para atender novos clientes após falência do SVB

Instituições encurtam tempo para abrir contas e remanejam funcionários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joshua Franklin Madison Darbyshire Stephen Gandel
Nova York | Financial Times

Os grandes bancos dos Estados Unidos estão sendo inundados por pedidos de clientes que querem transferir fundos de credores menores, enquanto a falência do SVB (Silicon Valley Bank) causa a maior movimentação de depósitos em mais de uma década, segundo executivos.

JPMorgan Chase, Citigroup e outras grandes instituições financeiras estão tentando atender os clientes que desejam movimentar depósitos rapidamente, tomando medidas extras para acelerar o processo normal de inscrição ou "integração", de acordo com várias pessoas familiarizadas com o assunto.

Logo do SVB destruído e bandeira dos EUA - Dado Ruvic - 13.mar.2023/Reuters

Um pacote de medidas de emergência divulgado pelo governo dos EUA no domingo (12), incluindo um novo mecanismo de empréstimo do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) para os bancos, parece ter passado em seu primeiro grande teste por enquanto, evitando a falência de um terceiro banco após a implosão do SVB e do Signature Bank.

No entanto, os correntistas ainda tentam transferir saldos para bancos maiores, como JPMorgan, Citi e Bank of America, bem como fundos do mercado monetário, disseram essas pessoas. Isso ocorre especialmente quando os saldos superam o limite de US$ 250 mil (R$ 1,3 milhão) garantido pelo seguro federal.

As transferências de depósitos do SVB e de outros credores regionais para grandes bancos aumentaram na semana passada e continuaram na segunda (13), disseram as mesmas fontes. "As ligações estão chegando hoje, como aviões empacados num dia de nevasca no aeroporto O'Hare", disse um banqueiro sênior, referindo-se ao movimentado polo aeronáutico de Chicago.

O JPMorgan encurtou o tempo de espera para abrir contas e está acelerando a velocidade com que novos clientes corporativos podem acessar fundos, para garantir que possam pagar funcionários no final desta semana, segundo uma pessoa informada do assunto.

Vários bancos remanejaram funcionários para cargos relacionados à abertura de contas, disseram as pessoas.

O banco privado do Citi, que atende a indivíduos ricos, está tentando abrir contas dentro de um dia após o pedido, em comparação com o prazo típico de uma a duas semanas, disseram algumas fontes. A instituição também começou a abrir contas e iniciar procedimentos de transferência de dinheiro enquanto o novo cliente ainda está passando por verificações de conformidade.

Os executivos dizem que estão caminhando sobre uma linha tênue porque não querem ser acusados de explorar a situação. O JPMorgan disse aos banqueiros que não devem fazer tentativas ativas de roubar clientes de rivais menores, conforme pessoas informadas sobre as discussões.

JPMorgan, Citi, Bank of America e First Republic se recusaram a comentar.

"Golias está ganhando", disse o analista bancário do Wells Fargo, Mike Mayo, em uma nota de pesquisa na segunda, destacando o JPMorgan como beneficiário "nestes tempos menos certos".

As ações de vários bancos regionais dos EUA, incluindo o First Republic, com sede em San Francisco, e o Western Alliance Bank, com sede em Phoenix, fecharam em forte baixa na segunda-feira, apesar da promessa do presidente Joe Biden de que seu governo fará "o que for necessário" para proteger os clientes. Os preços das ações de muitos desses bancos se recuperaram parcialmente nas negociações após o expediente.

Gestores de grandes ativos também relataram um influxo de dinheiro retirado dos credores após alguns dias de ansiedade para os clientes bancários.

"Os fluxos em todo o setor têm sido dos bancos para fundos no mercado monetário", disse uma pessoa familiarizada com as operações de uma grande administradora de ativos dos EUA. Os fundos do mercado monetário são supervisionados com mais rigor do que antes da crise financeira de 2008, quando alguns exigiram intervenção do governo.

Para alguns, a quebra do SVB destacou o risco de ter todo o seu dinheiro em um único banco. Antes que os reguladores interviessem com a promessa de garantir todos os depósitos no domingo, muitos clientes corporativos no setor de tecnologia e ciências biológicas estavam preocupados com a possibilidade de não conseguirem pagar funcionários ou fornecedores.

"Os clientes estão pensando: 'Aprendi minha lição, não estou apenas diversificando minha carteira, quero diversificar meu banco'", disse um banqueiro privado de uma grande empresa.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.