Lula cobra da indústria automotiva maior produção nacional

Quatro grandes montadoras do país anunciaram recentemente períodos de férias coletivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (21) que chamará a indústria automotiva para discutir o cenário para o setor e afirmou que deseja que o país produza mais e importe menos veículos.

Ao menos quatro grandes montadoras do país (General Motors, Stellantis, Hyundai, e Mercedes-Benz) anunciaram recentemente períodos de férias coletivas, citando problemas que incluem o nível de demanda do mercado e falta de peças, como componentes eletrônicos.

"Como é que estamos passando o que estamos passando na indústria automobilística", questionou Lula em entrevista, aproveitando para fazer críticas ao empresariado, que, segundo ele deixaram de "pensar o Brasil".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento no Palácio do Planalto - Adriano Machado - 20.mar.2023/Reuters

"Temos que deixar de importar tantos carros e fabricar no Brasil. Se temos 30 indústrias automobilísticas no Brasil, nós temos que produzir carro aqui", disse Lula, se dizendo surpreso com os anúncios de férias coletivas.

Na entrevista ao canal TV 247 no YouTube, além de afirmar que vai chamar a indústria de veículos para entender o que está acontecendo, voltou a criticar o patamar da taxa de juros básico do país, de 13,75% ao ano.

As vendas de veículos novos em fevereiro foram as mais baixas para o mês desde pelo menos 2020 e o total licenciado no primeiro bimestre subiu 5,4% sobre o mesmo período de 2021, a 272,8 mil unidades, segundo dados da associação que representa o setor, Anfavea.

Procurada, a entidade não pode comentar o assunto de imediato. A capacidade de produção da indústria automotiva brasileira atualmente está em 4,5 milhões de veículos ante uma produção em 2022 de cerca de 2,37 milhões de unidades e uma previsão para 2023 de 2,42 milhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.