Descrição de chapéu The New York Times Twitter

Elon Musk anuncia Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter

Executiva deixou NBCUniversal na manhã desta sexta (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Elon Musk anunciou, nesta sexta (12), que Linda Yaccarino, antiga vice-presidente de publicidade da NBCUniversal é a nova CEO do Twitter. A informação foi dada em uma publicação na própria plataforma.

O bilionário, atual presidente-executivo da empresa, disse que a profissional focará principalmente em operações de negócios. Ele permanecerá no comando, mas se dedicará no design de produtos e em novas tecnologias.

Linda Yaccarino, antiga vice-presidente de publicidade da NBCUniversal e nova CEO do Twitter - Sikarin Thanachaiary - 23.jan.2018/World Economic Forum

Também via Twitter, Musk afirmou que está ansioso para trabalhar com Linda e transformar a plataforma no X, o "aplicativo de tudo".

Antigo sonho do empresário, ele já tinha escrito no ano passado que seu objetivo com a compra da companhia será levá-la a um novo patamar tecnológico. O bilionário é presidente-executivo do Twitter desde a aquisição da empresa por US$ 44 bilhões (R$ 218,6 bilhões) em outubro.

Na quinta (10), sem nomear um sucessor, Musk tinha escrito no Twitter que estava empolgado em anunciar que tinha contratado novo presidente-executivo para o X/Twitter. A pessoa começaria a trabalhar em aproximadamente seis semanas.

Na manhã desta sexta-feira, a NBCUniversal anunciou que Yaccarino deixaria a empresa "com efeito imediato". Sua saída abrupta ocorre apenas alguns dias antes da apresentação anual de "upfronts" da NBCUniversal —o evento mais importante do ano para a publicidade televisiva.

Yaccarino, que tinha sido mencionada como candidata ao posto de presidente-executiva da NBCUniversal depois da saída de Jeff Shell, no mês passado, disse na sexta-feira que "foi uma absoluta honra fazer parte da Comcast NBCUniversal". A empresa não informou o motivo de sua saída.

O Wall Street Journal foi o primeiro a noticiar que ela estava em negociações para o cargo no Twitter.

Musk e Yaccarino apareceram recentemente juntos em uma conferência em Miami, onde fizeram uma palestra intitulada "Twitter 2.0: De Conversações a Parcerias". Eles pareciam ter um bom relacionamento no palco, com Yaccarino demonstrando talento para falar em público, de acordo com as pessoas que assistiram à apresentação.

O anúncio ocorre no momento em que os acionistas da Tesla, fabricante de carros elétricos que o bilionário também dirige, pressionam cada vez mais para que ele volte a se concentrar na empresa, cujas ações caíram em 30% nos último 12 meses.

As ações da empresa subiram em cerca de 2% com a notícia sobre o comando do Twitter.

Musk disse que passaria a ocupar os cargos de presidente-executivo do conselho e vice-presidente de tecnologia no Twitter, "supervisionando produtos, software e sysops [operações de sistemas]".

Yaccarino, uma executiva de publicidade bem conceituada, traria para o Twitter um relacionamento estreito com profissionais de marketing e agências de publicidade. Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, disse que essa seria uma "contratação de primeira linha" e "um grande passo à frente, com Musk enfim mostrando que não é um sem noção".

Em dezembro, ele disse que renunciaria ao cargo de presidente-executivo do Twitter assim que encontrasse alguém "tolo o suficiente para assumir o cargo", depois de fazer uma pesquisa com os usuários sobre se ele deveria deixar o cargo. A pesquisa atraiu 17,5 milhões de votos, e 57,5% dos votantes pediram que ele se afastasse.

Seus seis meses no comando da empresa foram marcados por uma mudança significativa, na qual ele reduziu o número de funcionários em cerca de 90% e relaxou a moderação de conteúdo. As medidas alienaram alguns usuários e anunciantes de alto nível, afetando a receita da plataforma de mídia social.

Musk vem oscilando entre tentativas de cortejar os anunciantes a fim de reforçar a principal fonte de receita do Twitter e fazer críticas públicas aos profissionais de marketing que se afastaram da plataforma por estarem preocupados quanto a questões de moderação.

Yaccarino, que trabalha na NBCUniversal há quase 12 anos, é um dos poucos executivos do setor de publicidade a defender Musk. Em novembro, logo após a aquisição, ela disse que "não apostaria contra" o executivo e que as pessoas deveriam "dar um minuto ao cara", de acordo com reportagens da época.

Em março, Musk disse que as finanças do Twitter estavam melhorando após seus esforços de corte de custos, a ponto de a empresa poder voltar a registrar fluxo de caixa positivo no próximo trimestre. Ele também anunciou vários novos recursos nas últimas semanas, entre os quais mensagens criptografadas.

Com New York Times. Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.