Descrição de chapéu tecnologia

IBM tem curso de capacitação para 100 mil pessoas na área de tecnologia gratuitamente

O projeto faz parte do objetivo global da empresa de capacitar 30 milhões de pessoas até 2030

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A IBM pretende capacitar 100 mil pessoas na área de tecnologia de forma gratuita até 2025. O projeto é direcionado ao público que busca capacitação tecnológica para possuir uma melhor inserção no mercado de trabalho.

O Match! é uma parceria da IBM com a Mastertech, escola de tecnologia brasileira, e faz parte do objetivo da empresa de capacitar na área de tecnologia 30 milhões de pessoas globalmente até 2030.

Para realizar as inscrições basta clicar neste link. Não há processo seletivo para estudantes individuais e os conteúdos do curso ficam disponíveis na plataforma da IBM. As turmas para o acompanhamento acadêmico são formadas mensalmente, com início previsto para junho.

A IBM pretende capacitar 30 milhões de pessoas gratuitamente em carreiras ligadas à tecnologia até 2030. No Brasil, a meta é formar 100 mil pessoas nos próximos dois anos. - Javier Zorrilla/EFE

O único requisito para a inscrição é ter mais de 18 anos e não é necessário ter conhecimento na área de TI. O candidato deve ter um computador com acesso à internet para realizar o curso.

Instituições educacionais, ONGs sem fins lucrativos e entidades governamentais também podem participar do projeto.

O curso tem duração de seis meses e é totalmente online. Após a formação, o aluno terá acesso por mais seis meses à plataforma para acessar novos conteúdos.

Segundo levantamento da IBM, 60% dos profissionais em busca de um emprego no Brasil não se consideram qualificados para trabalhar em cargos relacionados à informática por não terem formação adequada.

"Hoje, quase não se faz muita coisa sem o auxílio da tecnologia e as pessoas precisam estar preparadas para isso", afirma Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social da IBM.

No primeiro módulo, o curso irá cobrir os fundamentos básicos de tecnologia, como história e funcionamento do computador e da internet, possibilidades profissionais na área de tecnologia, gestão de clientes, como utilizar site de recrutamento de forma mais efetiva, entre outros.

No segundo módulo, o objetivo é dar capacitação para o aluno usar a tecnologia como uma ferramenta profissional. Nessa etapa, o aplicante terá aulas de programação em Python, gestão dos perfis pessoais nas mídias sociais, pesquisa e aplicação de vagas e técnicas de comunicação no ambiente profissional.

Os alunos terão aulas e acompanhamentos em grupos com professores da Mastertech e colaboradores da IBM para solucionar dúvidas.

O projeto foi idealizado como forma de democratizar a capacitação tecnológica entre pessoas que buscam entrar ou se recolocar no mercado de trabalho ou ainda quem está em situação de vulnerabilidade financeira e social que não pode pagar a capacitação na área.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.