O Nubank ultrapassou o Banco do Brasil e tornou-se a quarta maior instituição financeira do país em número de clientes no segundo trimestre de 2023, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta terça-feira (25).
De acordo com a autoridade monetária, o banco digital alcançou uma carteira de 77,7 milhões de clientes até o fim de junho, contra 74,6 milhões do Banco do Brasil. No primeiro trimestre, o Nubank tinha 73,2 milhões de clientes.
Agora, o Nubank está atrás apenas da Caixa Econômica Federal (150,4 milhões), do Bradesco (103,7 milhões) e do Itaú (99,01 milhões) em número clientes.
Instituições financeiras com maior número de clientes do país
Posição | Instituição Financeira | Clientes |
---|---|---|
1° | Caixa Econômica Federal | 150.374.233 |
2° | Bradesco | 104.486.688 |
3° | Itaú | 99.936.353 |
4° | Nubank | 77.665.209 |
5° | Banco do Brasil | 74.579.521 |
6° | Santander | 64.360.563 |
7° | Original | 50.266.862 |
8° | Mercado Crédito | 47.390.877 |
9° | Ame Digital | 32.678.718 |
10° | Pagbank/PagSeguro | 29.451.137 |
11° | C6 Bank | 26.886.189 |
12° | Inter | 26.405.463 |
13° | BTG Pactual/Banco Pan | 23.036.225 |
14° | Neon | 20.103.935 |
15° | Votorantim | 14.084.175 |
O Nubank havia atingido a quinta posição no ranking no terceiro trimestre do ano passado, quando superou o Santander ao registrar 64,8 milhões de clientes.
Os dados constam no balanço sobre reclamações contra instituições financeiras do BC, que foi divulgado nesta terça e reúne queixas procedentes sobre bancos realizadas por clientes no segundo trimestre deste ano.
O BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras do país pela quarta vez consecutiva. O Bradesco e o Inter aparecem na sequência.
A lista do BC é formada a partir de reclamações registradas nos canais digitais de atendimento da autoridade monetária. A pontuação de cada banco é calculada multiplicando o número de queixas procedentes —casos em que houve sinal de descumprimento de lei ou norma pela instituição financeira— por mil e dividindo o resultado pelo número de clientes da instituição.
Quanto maior a pontuação obtida nessa metodologia, pior o desempenho do banco no período.
RANKING DE RECLAMAÇÕES | 1º TRIMESTRE DE 2022 | ||||
Posição | Instituição financeira | Índice | Reclamações | Clientes |
1º | BTG Pactual/Banco Pan | 43,58 | 1.004 | 23.036.225 |
2º |
Bradesco |
30,90 | 3.229 | 104.486.688 |
3º | Inter | 29,38 | 776 | 26.405.463 |
4º | C6 Bank | 24,13 | 649 | 26.886.189 |
5º | Pagbank/PagSeguro | 22,47 | 662 | 29.451.137 |
6º | Itaú | 20,27 | 2.026 | 99.936.353 |
7º | Santander | 18,27 | 1.176 | 64.360.563 |
8º | Caixa | 12,51 | 1.882 | 150.374.233 |
9º | Neon | 11,88 | 239 | 20.103.935 |
10º | Votorantim | 9,94 | 140 | 14.084.175 |
11º | Mercado Crédito | 9,83 | 466 | 47.390.877 |
12º | Banco do Brasil | 9,46 | 706 | 74.579.521 |
13º | Nubank | 7,82 | 608 | 77.665.209 |
14º | Original | 7,51 | 378 | 50.266.862 |
15º | Ame Digital | 2,44 | 80 | 32.678.718 |
Fonte: Banco Central |
O BTG Pactual/Banco Pan ficou com pontuação de 43,58: recebeu 1.004 reclamações procedentes de abril a junho deste ano, com uma carteira de 23,03 milhões de clientes. A instituição lidera o ranking desde o terceiro trimestre de 2022.
As principais queixas contra o grupo foram sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Ofertas ou prestação de informação inadequadas sobre crédito consignado e cartões de crédito também apareceram com frequência.
Em nota, o Banco Pan disse que vem reforçando suas estruturas de atendimento e aumentando os investimentos "para ter cada vez mais excelência na jornada do cliente". O banco destaca, ainda, a queda da sua pontuação no ranking, que saiu de 76,14 para 43,58 desde o segundo trimestre de 2022.
"O Banco Pan tem como compromisso a constante melhoria na experiência de seus clientes e usuários, tanto nos produtos e serviços ofertados, quanto em seus canais de atendimento", diz a instituição
No geral, as principais queixas são relativas a cartão de crédito e relacionadas a questões de integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e dos serviços. No segundo trimestre deste ano, foram registradas 2.369 sobre o assunto.
Em segundo lugar aparecem as irregularidades relacionadas a informações e liquidação no Sistema de Valores a Receber do BC, de dinheiro esquecido em instituições, com 885 reclamações no período.
No segundo trimestre, o Bradesco subiu no ranking e passou a ocupar o segundo lugar entre as instituições com mais queixas no Brasil, com 30,90 pontos. No período, foram 3.229 reclamações procedentes entre 104,48 milhões de clientes. No primeiro trimestre de 2023, o banco havia ocupado a quinta posição, com 23,05 pontos.
O Bradesco informou à Folha que tem como foco permanente a redução dos índices de reclamações.
"Para isso, o banco realiza um intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses", diz a instituição.
O Banco Inter, que aparece em terceiro lugar no ranking, com 776 queixas procedentes num universo de 26,4 milhões de clientes, explicou que está investindo para oferecer a melhor experiência para o cliente. "O Inter informa que tem trabalhado continuamente para aperfeiçoar todos os seus canais de atendimento e que segue investindo para garantir a melhor experiência possível para seus mais de 26 milhões de clientes", afirma.
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