Descrição de chapéu Financial Times

Shows elevam renda de artistas enquanto ameaça da IA se aproxima

Faixas falsas já estão penetrando os sites de streaming, representando uma ameaça para as marcas e rendimentos de cantores

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Lex
Financial Times

A Covid-19 quase transformou a indústria da música ao vivo em um espaço vazio. Taylor Swift está ajudando a superar isso. Esta semana, a estrela pop adicionou 14 datas extras na Europa à sua turnê para atender à alta demanda. Artistas como Beyoncé fizeram o mesmo.

A Live Nation, proprietária da Ticketmaster, espera vendas recordes neste ano. O valor das vendas de ingressos online para shows, festivais e óperas ultrapassará os níveis pré-Covid e atingirá quase US$ 34 bilhões em todo o mundo este ano, segundo estimativas da Statista Market Insights.

Um aumento nos preços arrisca criar descontentamento. Isso ajusta os preços de acordo com a demanda; alguns clientes relataram ter recebido orçamentos de milhares de dólares para ver grandes nomes.

Mas as ações da Live Nation subiram 29% no acumulado do ano. Importante destacar que o renascimento da música ao vivo impulsionará a renda dos artistas.

Taylor Swift é uma mulher branca e loira. Ela está usando roupa brilhosa nas cores azul e dourado. Swift segura um microfone.
A cantora Taylor Swift durante show no Texas (EUA) - Suzanne Cordeiro - 28.jun.23/AFP

Faixas falsas geradas por inteligência artificial já estão invadindo plataformas de streaming, representando uma ameaça para as marcas e a renda dos artistas. Cantores podem ser facilmente imitados por computadores online. Pessoalmente, os fãs sabem o que é real.

Até 95% da renda anual de artistas famosos pode vir de turnês, segundo o Goldman Sachs. A renda de muitos músicos colapsaram durante a pandemia.

O streaming é creditado por reviver a indústria da música como um todo. Mas as gravadoras e plataformas de streaming são as vencedoras. A Autoridade de Concorrência e Mercado do Reino Unido afirma que os artistas podem ganhar cerca de 12 mil euros (aproximadamente R$ 64 mil) com 12 milhões de streams no Reino Unido. Isso é menos de 1 centavo por stream. Apenas 1% alcança essa popularidade.

A recessão na Europa —e potencialmente em outros lugares— pode diminuir o volume. Mas, desde que os eventos ao vivo paguem as contas, os músicos dependerão de turnês de concertos para uma karma positivo.

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