Descrição de chapéu Todas tecnologia

Chatbot de IA do Snapchat pode representar risco à privacidade das crianças, afirma regulador do Reino Unido

Órgão regulador diz que se a empresa norte-americana não conseguir abordar adequadamente as suas preocupações, o aplicativo poderá ser bloqueado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sachin Ravikumar Farouq Suleiman
Reuters

O Snapchat pode não ter avaliado adequadamente os riscos de privacidade de seu chatbot de inteligência artificial para as crianças, disse o órgão de vigilância de dados do Reino Unido na sexta-feira (6), acrescentando que irá considerar a resposta da empresa antes de tomar qualquer decisão final de aplicação.

O Gabinete do Comissário de Informação (ICO, na sigla em inglês) disse que, se a empresa norte-americana não conseguir abordar adequadamente as preocupações do regulador, o "My AI", lançado em abril, poderá ser bloqueado no Reino Unido.

O logotipo do Snapchat é visto nesta ilustração tirada em 28 de julho de 2022 - Dado Ruvic/REUTERS

"As conclusões provisórias de nossa investigação sugerem uma falha preocupante da Snap em identificar e avaliar adequadamente os riscos à privacidade de crianças e outros usuários antes de lançar o 'My AI'", disse o Comissário de Informações John Edwards.

As descobertas não significam necessariamente que o aplicativo de mensagens instantâneas, usado em grande parte por pessoas mais jovens, tenha violado as leis britânicas de proteção de dados ou que o ICO acabará emitindo uma notificação de execução, disse o regulador.

A Snap disse que está analisando a notificação da ICO e que está comprometida com a privacidade dos usuários.

"O 'My AI' passou por um processo robusto de revisão legal e de privacidade antes de ser disponibilizado publicamente", disse um porta-voz da Snap. "Continuaremos a trabalhar de forma construtiva com a ICO para garantir que eles se sintam confortáveis com nossos procedimentos de avaliação de risco."

O ICO está investigando como o "My AI" processa os dados pessoais dos cerca de 21 milhões de usuários do Snapchat no Reino Unido, incluindo crianças de 13 a 17 anos.

O "My AI" é alimentado pelo ChatGPT da OpenAI, o exemplo mais famoso de IA generativa, que os reguladores em todo o mundo estão procurando encontrar maneiras de regulamentar à luz das preocupações com privacidade e segurança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.