Com GM, 3 maiores fabricantes de carros dos EUA e grevistas firmam acordos salariais

Empresa se juntou a Ford e Stellantis e aceitou aumento de 25% no salário nos quatro anos de duração do acordo coletivo

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Elodie Mazein
Nova York | AFP

A montadora americana General Motors fechou um acordo de princípio com o sindicato de trabalhadores do setor UAW, poucos dias depois de suas concorrentes Ford e Stellantis, também afetadas pela greve desde meados de setembro.

Segundo um comunicado do sindicato, a GM aceitou, assim como as outras montadoras, um aumento do salário básico de 25% nos quatro anos de duração do acordo coletivo.

O presidente Joe Biden, que, em campanha para a reeleição, participou de um dos piquetes organizados pelos trabalhadores exigindo melhorias salariais, deu boas-vindas aos acordos "históricos" após semanas de paralisação.

"Estes acordos recorde recompensam os trabalhadores da indústria automotiva que fizeram muitos sacrifícios para que o setor continuasse funcionando" durante a crise de 2009, disse o mandatário.

Membros do sindicato United Auto Workers (UAW) protestam em fábrica da Chrysler na Califórnia
Membros do sindicato United Auto Workers (UAW) protestam em fábrica da Chrysler na Califórnia - Patrick T. Fallon - 26.set.2023/AFP

Mais de 45.000 trabalhadores chegaram a ficar em greve, como parte de uma estratégia na qual o UAW aumentou gradualmente o número de fábricas com paralisações em busca de melhores condições salariais desde 15 de setembro.

Desde a criação deste sindicato em 1935, esta foi a primeira vez que as "três grandes" montadoras de Detroit foram alvo de uma greve simultânea.

Os acordos precisam ser ratificados em votação pelos membros da UAW (United Auto Workers).

Estratégia

Depois de começar por fábricas menores e centros de distribuição de autopeças, a UAW ampliou o movimento para as fábricas mais importantes e "lucrativas" de cada grupo.

A Ford alcançou um acordo preliminar na quarta-feira depois de 41 dias de greve e a Stellantis três dias depois, no sábado.

O acordo provisório com a Stellantis, após 44 dias de paralisação, inclui um aumento de 25% dos salários até 2028, informou o sindicato em um comunicado.

A Ford também aceitou um aumento de 25% do salário de base.

Estes acordos devem ser ratificados por votação dos membros da UAW.

As cifras conhecidas são inferiores aos 40% pretendidos pelo presidente da UAW, Shawn Fain, quando o sindicato iniciou a greve.

Além disso, os acordos preveem aumentos salariais durante os quatro anos de convênio coletivo, medidas de ajuste ao custo de vida, benefícios sociais e melhorias para os aposentados, entre outras.

Também, segundo cada empresa, tem especificidades, como aumentar a quantidade de empregos no caso da Stellantis.

Fábrica 'resgatada'

A Stellantis se comprometeu a criar 5.000 postos de trabalho, depois que havia previsto demissões como parte do fechamento de uma fábrica em Belvidere (Illinois) que agora foi "resgatada", segundo Rich Boyer, vice-presidente da UAW.

"Os trabalhadores não tinham tanta força há décadas, e certamente não a tinham desde a recessão de 2008-2009", constatou, em diálogo com a AFP, Susan Schurman, professora de relações trabalhistas na Universidade de Rutgers.

Neste setor, os funcionários fizeram "enormes sacrifícios" durante a salvação da indústria após a crise de 2008 e agora com a reativação, "os dirigentes recebem muito dinheiro e os trabalhadores querem sua parte", acrescentou.

"Outro trimestre recorde, outro ano recorde. Como dissemos há meses: lucros recorde significam contratos recorde", comentou Shawn Fain após a publicação dos resultados trimestrais da GM em 24 de outubro.

O sindicato anunciou que os trabalhadores de Ford e Stellantis retomariam seu trabalho sem esperar a validação por votação no sindicato.

Ao fechamento da Bolsa de Nova York, as ações da GM tiveram alta de 0,51% no dia, após o acordo com o sindicato UAW acabar com a greve. As ações da Ford (-1,96%) e da Stellantis (-0,28%) sofreram desvalorizações.

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