Descrição de chapéu trânsito internet

Waze fica fora do ar nesta quarta-feira (6) em diversos países

Motoristas reclamam nas redes sociais de falha no aplicativo de navegação; empresa afirma que aplicativo já está operando normalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aplicativo de navegação Waze está instável nesta quarta-feira (6), segundo relatos de motoristas de países como Brasil, dos Estados Unidos e da França nas redes sociais. O aplicativo está fora do ar para usuários Android e iOS.

Procurada pela Folha, o Waze afirmou que está ciente do problema que ocorreu durante a noite e afetou brevemente o serviço. "Trabalhamos rapidamente para resolvê-lo, e o aplicativo já está operando normalmente", disse, em nota.

Aplicativo Waze em funcionamento; ferramenta está instável na manhã desta quarta (6) em diversos países - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Na plataforma Downdetector, que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, os problemas começaram por volta das 8h. Pelo menos 250 notificações foram feitas na plataforma nesta manhã pelos brasileiros. Às 13h, eram menos de dez reclamações.

A principal queixa é sobre o funcionamento do aplicativo móvel, responsável por 59% das notificações registradas. As demais reclamações são sobre a conexão com o servidor.

Usuários do X, antigo Twitter, recorreram à redes social para confirmar o problema no serviço e reclamar que precisavam resolver questões financeiras urgentes no aplicativo, então fora do ar.

O Waze é um aplicativo de navegação baseada por GPS desenvolvido pela israelense Waze Mobile e atualmente de propriedade do Google.

O aplicativo transforma cada usuário em um participante ativo na coleta de informações sobre o tráfego. A ferramenta usa os dados de usuários conectados à internet para oferecer as melhores rotas, levando em consideração informações em tempo real sobre o trânsito, erros de mapeamento, radares e interações sociais.

No primeiro semestre deste ano, o Google demitiu cerca de 500 funcionários do Waze. Os cortes estão sendo feitos à medida que avança a integração do Waze com os produtos de mapas do Google.

No final de outubro, o Google desativou temporariamente os dados de tráfego ao vivo em seus aplicativos de serviço de mapeamento, Google Maps e Waze, em Israel, enquanto o país se preparava para a invasão terrestre à Gaza.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.