Descrição de chapéu Estados Unidos G20

Brasil precisa reduzir tarifas de importação, diz Yellen

Secretária do Tesouro dos EUA parabeniza Haddad por reforma tributária, mas diz que outras mudanças ainda são necessárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A reforma tributária facilitou os negócios no Brasil, mas o país ainda precisa reduzir suas taxas de importação e se adequar às normas internacionais, diz Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos.

"É importante que o Brasil crie as condições para o setor privado investir e crescer. E eu parabenizo o ministro Haddad e o Brasil por alcançarem uma reforma tributária realmente histórica", disse Yellen nesta terça-feira (26), em São Paulo —a secretária está no Brasil para a trilha de finanças do G20, que acontece nesta semana na capital paulista.

Janet Yellen fala ao microfone, sentada
A secretária do Tesouro Janet Yellen participou de evento organizado pela Amcham (Câmara de comércio americana), durante encontro do G20 em São Paulo - Nelson ALMEIDA / AFP

Segundo Yellen, a reforma melhora as condições de se fazer negócio no Brasil, mas outros passos são necessários para que o Brasil fique mais integrado a cadeias globais de comércio, como a redução das tarifas de importação e a adoção de códigos e normas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

"[Essas medidas] podem fazer o Brasil ainda mais atraente a investidores estrangeiros, criando oportunidades adicionais para ambas nossas economias", afirmou Yellen.

Ela também disse que o Brasil está bem posicionado para se beneficiar da transição para uma economia sustentável.

"Vocês têm a vantagem de ter uma rede de energia que já é, em sua maioria, renovável, enquanto economias ao redor do mundo aumentam a internalização do custo da pegada de carbono na produção".

A secretária ainda elogiou nominalmente Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), pelo incentivo da instituição ao desenvolvimento verde.

Na segunda (26), o governo federal anunciou um programa para atrair capital estrangeiro e financiar projetos ligados à transição energética em parceria com o BID.

"Os EUA, junto aos outros parceiros, estão ansiosos para completar um aumento de capital no BID no próximo mês", afirmou a secretária.

Ainda segundo Yellen, as oportunidades de investimento global associadas à transição de energia limpa podem gerar US$ 3 trilhões por ano até 2050.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.