Descrição de chapéu América Latina Argentina

Rio Paraná é liberado para tráfego após ficar três dias obstruído por navio que encalhou

Incidente ocorreu na parte argentina no sábado (17), embarcação já foi retirada, mas trecho continuou obstruído até essa terça-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maximilian Heath Ashitha Shivaprasad
Buenos Aires e Bengaluru (Índia) | Reuters

A condição de navegação do Rio Paraná na Argentina é "normal", informou na terça-feira a Prefeitura Naval da Argentina (PNA), após os estudos realizados depois de um navio ser desencalhado na noite de segunda-feira (19). A embarcação impedia a passagem de outros barcos para o polo agrícola portuário de Rosário, na Argentina, um dos maiores do mundo.

Segundo o site da PNA, a situação da Via de Navegação do Paraná na altura de San Nicolás, no quilômetro 345 da hidrovia, voltou a ser "normal" após ter um "fechamento total" devido ao encalhe da embarcação Clara Insignia.

Trecho do rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR)
Trecho do rio Paraná, em Foz do Iguaçu; canal principal está obstruído após navio encalhar na Argentina - Divulgação/Itaipu Binacional

A Prefeitura informou que o navio foi liberado às 22h30 (horário local) de segunda-feira, mas o canal em San Nicolás permaneceu fechado nas primeiras horas da terça-feira para avaliações do fundo do rio.

Contudo, o gerente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas, Guillermo Wade, disse que ainda falta mais um passo para a normalização total do trânsito.

"(A) informação foi repassada à Subsecretaria de Portos, Hidrovias Navegáveis e Marinha Mercante. Estes cumpriram passos, se a profundidade for adequada, a Prefeitura reabre a navegação", disse Wade à Reuters.

Como o polo portuário agrícola de Rosário está localizado a partir do quilômetro 410 no Paraná, devido ao encalhe os navios não conseguiam chegar aos terminais daquela área, nem aqueles que atracaram nos portos de Rosário voltavam para águas internacionais para continuarem suas viagens.

A região de Rosário carrega mais de 80% das exportações agrícolas e quase todos os embarques empresas agroindustriais da Argentina. O país é um importante exportador global de derivados da soja, milho e trigo.

O incidente ocorreu num momento de baixo trânsito de navios, já que a soja e milho, as principais culturas argentinas, estão em fase de desenvolvimento nos campos do país, e sua colheita e transporte só começa em abril.

Como o navio encalhou

A embarcação encalhou no último sábado (17) quando "estava indo para a saída em condições de carga, navegando com um calado de 10,23 metros e transportando 31.121 toneladas métricas de trigo", disse a Inchcape Shipping em um comunicado.

O rio Paraná atravessa o Brasil, o Paraguai e a Argentina. É a segunda maior hidrovia da América do Sul, que oferece fácil acesso a navios e é uma das principais rotas de comércio de grãos.

A Inchcape Shipping disse que o navio operou no porto de San Lorenzo, na Argentina, e estava indo para Bahia Blanca, onde se esperava que continuasse a carregar antes de seguir para o Peru.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.