Descrição de chapéu Todas casamento

Folha estreia coluna da economista Lorena Hakak

Docente em relações internacionais na FGV escreverá a cada quinze dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta terça-feira (20) a coluna de Lorena Hakak, doutora em economia, professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e presidente da GeFam (Sociedade de Economia da Família e do Gênero).

Em seus textos, que serão publicados quinzenalmente, Hakak abordará temas relacionados às suas pesquisas, como formação e dissolução de família, desigualdade de gênero, mercado de trabalho, barganha intrafamiliar e demografia.

"Essas questões que englobam a economia do gênero e da família, como oferta de trabalho, consumo e alocação de cuidados e que trazem as questões de desigualdades entre os membros da família ou até entre famílias, têm consequências econômicas para a sociedade. Por isso a importância de debatê-las", afirma a economista.

Lorena Hakak, nova colunista de Todas - Arquivo pessoal

Hakak é doutora em economia pela FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e professora da Escola de Relações Internacionais da FGV e do programa de pós-graduação em economia da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Na primeira coluna, publicada nesta terça, a economista fala sobre o casamento como poder de barganha e a importância de estudar a família como unidade econômica, uma vez que dentro dela são decididas questões como investimento em capital humano, consumo, oferta de trabalho, fecundidade, entre outros.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.