Rede Dia fechará 343 lojas no Brasil e manterá mercados só em SP

Empresa de origem espanhola decidiu concentrar atividades no estado de São Paulo após prejuízos

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São Paulo

O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira (14) que decidiu fechar a maior parte de suas lojas em funcionamento no Brasil e concentrar a operação no estado de São Paulo.

De um total de 587 lojas em funcionamento, 343 serão fechadas. Três armazéns também serão encerrados; ainda não há uma data para o fim das atividades.

As 244 unidades restantes que continuarão funcionando estão no estado de São Paulo.

Unidade do supermercado Dia na Zona Sul de São Paulo - Bruno Poletti - 30.ago.2014/Folhapress

Segundo o Grupo Dia no Brasil, o plano de ajuste foi necessário para buscar estabilidade da estrutura da companhia após persistentes resultados negativos.

Passado o encerramento das lojas, o grupo diz que iniciará a "análise de alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil".

Segundo a empresa, o negócio tem maior rentabilidade nas unidades paulistas e a "concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos."

"Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade", diz o Dia, em nota.

O fechamento das 343 lojas é a medida mais imediata aprovada pelo conselho de administração da rede para a reestruturação no Brasil, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários espanhola e assinado pelo diretor financeiro da Distribuidora Internacional de Alimentación SA, Guillaume Marie Didier Gras.

O grupo teve um prejuízo de 30 milhões de euros em 2023, ante um prejuízo de 124 milhões de euros em 2022. As receitas líquidas foram de 6,7 bilhões de euros, impulsionadas por um crescimento na Espanha, onde a operação teve lucro de 122 milhões de euros.

No Brasil, no entanto, o grupo teve um prejuízo de 154 milhões de euros (cerca de R$ 837 milhões), segundo resultados financeiros divulgados no final de fevereiro. Na Argentina, o resultado foi positivo em 6 milhões de euros.

"O Brasil tem sofrido uma piora de seus resultados financeiros, afetado por um contexto de mercado de forte competitividade, o que levou a [empresa] ter que fazer grandes investimentos promocionais", afirma a empresa na apresentação.

"Levando em consideração o desempenho do Brasil, o Grupo está analisando diversas alternativas estratégicas, com o objetivo de tomar uma decisão em 2024".

Em nota, o CEO Global do Grupo Dia, Martín Tolcachir, disse que a empresa tomou decisões corretas para simplificar seu portfólio, o que permitiria uma concentração em mercados nos quais há potencial para crescer.

"Os marcos alcançados na Espanha e Argentina concluem a fase de reestruturação e nos permitem iniciar uma fase de crescimento orgânico focada sempre em oferecer aos nossos clientes uma experiência de alto nível", disse.

O Dia abriu sua primeira unidade no Brasil em 2001. Em agosto do passado, a rede vendeu quase 500 supermercados em Portugal. À época, a rede disse que concentraria esforços nos seus principais mercados e reduziria seu endividamento.

Com Reuters

Erramos: o texto foi alterado

A rede de supermercados Dia não deixará o Brasil, diferentemente do que indicava versão anterior deste texto. A empresa fechará 343 lojas no país, mas manterá operações em São Paulo.

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