Descrição de chapéu Energia Limpa

UE está pronta para permitir tarifas retroativas a veículos elétricos chineses

Comissão investiga possíveis subsídios injustos para o segmento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Philip Blenkinsop
Bruxelas | Reuters

A Comissão Europeia iniciará o registro aduaneiro de importações chinesas de veículos elétricos (EV) na quinta-feira (7), o que significa que eles poderão ser afetados por tarifas a partir desse ponto se uma investigação comercial da União Europeia concluir posteriormente que estão recebendo subsídios injustos.

A Comissão está realizando uma investigação antissubsídios aos veículos elétricos a bateria chineses para determinar se deve impor tarifas para proteger as montadoras da UE. A investigação deverá ser concluída em novembro, embora a UE possa impor encargos provisórios em julho.

Imagem mostra carros elétricos descendo em rampa em um porto
Veículos elétricos da montadora chinesa BYD saem de navio na Alemanha - Focke Strangmann - 26.fev.24/AFP

Em um documento publicado na terça-feira (5), a comissão disse ter provas suficientes que mostram que os EVs chineses estavam sendo subsidiados e que as importações subiram 14% em termos anuais desde que a investigação foi formalmente lançada em outubro.

O documento afirmou que os fabricantes da UE poderiam sofrer danos, que seriam difíceis de reparar, se as importações chinesas continuassem a esse ritmo acelerado antes da conclusão da investigação.

A Câmara de Comércio da China para a UE disse que estava decepcionada com a mudança e que o aumento das importações refletia a maior procura europeia por veículos elétricos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.