Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 19h27

Receita muda declaração do IR para reduzir malha fina

Publicidade

DE BRASÍLIA

Chegou a hora de acertar as contas com a Receita Federal. A partir das 20h desta terça-feira (1) o contribuinte poderá baixar o novo programa do Imposto de Renda 2011 e enviar a sua declaração.

Veja a especial do IR 2011
Receita muda programa do IR 2011; veja as novidades

O programa trará algumas mudanças, a principal delas é gráfica, informa Lorenna Rodrigues, repórter da Folha em Brasília.

"De acordo com a Receita, a interface ficou mais limpa e fácil de navegar. Na medida em que o contribuinte for lançando os dados, o sistema informará se vale a pena fazer a declaração completa ou a simplificada", diz.

Abaixo, a jornalista destaca as demais mudanças, entre elas, as que atingem quem aluga ou recebe renda de aluguéis. Ouça.

Lorenna Rodrigues

MULTA

A partir deste ano, o contribuinte que fraudar a declaração para obter uma restituição maior poderá ter que pagar multa de até 75% sobre o que for pago indevidamente.

A fraude, porém, terá que ser provada pela Receita que, após o processamento da declaração, abrirá um processo administrativo para investigar se houve intenção do contribuinte de enganar o leão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página