Obama arrecadou US$ 500 milhões apenas pela internet, diz equipe
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, arrecadou meio bilhão de dólares em doações pela internet durante os 21 meses de campanha, segundo reportagem do jornal "The Washington Post", publicada nesta quinta-feira.
Franck Polich/Efe/17.nov.2008 |
Obama arrecadou US$ 500 milhões somente através de doações feitas pela internet |
Em entrevista exclusiva ao jornal, membros da Triple O, equipe de operações on-line de Obama, divulgaram o balanço final dos números da campanha.
Ao todo, 3 milhões de doadores fizeram 6,5 depósitos, que chegaram a US$ 500 milhões. Dos 6,5 milhões de depósitos feitos, a maioria teve valor de US$ 100 ou menos. A média foi de US$ 80 e a maioria dos colaboradores fez mais que uma doação.
"Você pode enxergar o dinheiro arrecadado pela internet da mesma forma que enxerga as multidões que foram aos comícios", afirmou Joe Rospars, 27, diretor do departamento de novas mídias de Obama ao "WP". "Nós constantemente ficávamos surpresos com o número de pessoas que apareceram para vê-lo". Segundo o diretor, as expectativas da equipe em relação à participação dos eleitores foram superadas.
Obama também arrecadou milhões de dólares através de doadores tradicionais, mas a maior parte dos US$ 600 milhões foram repassados via internet. No mês de setembro, em que o democrata registrou recorde de arrecadação, dos US$ 150 milhões doados, US$ 100 milhões foram repassados por internautas.
Chris Hughes, 24, uma das integrantes mais novas da Triple O, disse ao "WP" que a campanha foi uma lição. "Aprendemos que a internet tem um imenso potencial para mostrar a pessoas que nunca haviam se envolvido com política que este é um assunto que pode impactar nas suas vidas. A premissa fundamental era permitir que o processo político ficasse nas mãos das pessoas. Esse era o valor do início da campanha, e foi o valor do final da campanha e ele não vai desaparecer", afirmou.
Números
A lista de e-mails de Obama contém mais de 13 milhões de endereços. Ao longo da campanha, assessores enviaram mais de 7 mil mensagens diferentes, muitas delas remetidas a doadores específicos (pessoas que doaram menos de US$ 200, ou que repassaram valores superiores a US$ 1000), num total de mais de US$ 1 bilhão de mensagens.
Um milhão de pessoas assinaram para receber e-mails da campanha de Obama. Por mês, cerca de 20 mensagens eram enviadas para cada pessoa. Os programas eram divididos por Estado, regiões, CEP e escolas. Somente na comunidade on-line MyBarackObama.com , 2 milhões de perfis foram criados. Com a ajuda da internet, 200 mil eventos foram organizados, cerca de 400 mil textos foram postados em blogs e mais de 35 mil grupos voluntários foram criados.
Nas páginas de arrecadação do MyBarackObama.com, 70 mil pessoas repassaram cerca de US$ 30 milhões. Além de usar sua página de campanha, Obama tem 15 comunidades em outros sites, incluindo o BlackPlanet, MySpace e Facebook. Neste último, 3,2 milhões de pessoas aderiram à comunidade, um grupo chamado Estudantes por Barack Obama, criada em julho de 2007.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis