Quadro com presidente e premiê russos vestidos de mulher é apreendido
Uma pintura com o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev e o presidente Vladmir Putin vestidos com roupas íntimas femininas foi apreendida pela polícia na segunda-feira (26).
A obra era parte da exposição "Líderes" que acontecia na galeria "Museum of Power", inaugurada recentemente e sediada num apartamento de dois cômodos em São Petersburgo. O local foi fechado pela polícia.
Os agentes informaram que a pintura foi confiscada por violar leis, que não foram especificadas. A Rússia, entretanto, possui legislação específica quanto ao insulto de autoridades --transgressão que pode resultar em um ano de prisão.
Também foram confiscados no local um quadro em que o chefe da Igreja Ortodoxa Russa aparece com o peito coberto de tatuagens, além de outras duas obras zombando de legisladores que apoiaram a lei de proibição da "propaganda gay" no país.
São Petersburgo, que na próxima semana recebe os líderes mundiais na cúpula do G20, foi uma das primeiras cidades russas a introduzir a lei que proíbe a difusão de "propaganda gay".
Olga Maltseva/AFP | ||
![]() |
||
Visitante observa quadro em que o primeiro ministro e o presidente russo são retratados com roupas íntimas femininas |
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade

Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis