Itamaraty extingue departamento de combate à fome
Em meio à reestruturação administrativa promovida pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, o Itamaraty extinguiu a Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome (CGFome), peça da estratégia de "soft power" do governo do ex-presidente Lula (PT).
Criado em 2004, o órgão tinha como função coordenar as ações brasileiras de combate à fome em outros países.
Jhon Paz/Xinhua | ||
![]() |
||
Vista noturna do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, em Brasília |
As iniciativas do programa se dividiam basicamente em apoio financeiro e doações de itens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos, a nações com dificuldades.
O programa beneficiou mais de 96 países na América Latina e Caribe, África, Ásia e Oriente Médio. A reforma administrativa levou a uma redistribuição de competências dentro do ministério. O governo determinou o enxugamento da estrutura e a devolução de 46 cargos comissionados.
Para a ex-ministra do Desenvolvimento Social do governo Dilma Rousseff (PT), Tereza Campello, a extinção do programa "passa um sinal de que o governo não quer mais cooperar nessa área".
Ela afirma que a agenda de combate à fome do Brasil tem o reconhecimento da ONU. "É um cartão-postal do Brasil no mundo." Campello e outros nove especialistas em políticas públicas assinaram um manifesto contra a extinção do CGFome.
O Itamaraty ressalta que a mudança não acabou com o tema.
"As funções realizadas anteriormente pela CGFome foram atribuídas a outras unidades do Itamaraty a fim de se manter a continuidade, sendo as operações de cooperação humanitária assumidas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e as atividades de coordenação política assumidas pela Divisão de Temas Sociais (DTS)", informou o Itamaraty, em nota.
Em março, num episódio polêmico, o ministro Milton Rondó Filho, então chefe da Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária e Combate à Fome, emitiu telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior com mensagens alertando sobre uma tentativa de golpe contra a ex-presidente Dilma. Rondó Filho acabou exonerado do cargo pouco tempo depois.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade

Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis