Papa Francisco condena ataque e faz apelo contra 'flagelo do terrorismo'
O papa Francisco condenou neste domingo (1º) o atentado que deixou 39 mortos em uma boate em Istambul e fez um apelo por uma mobilização contra "o flagelo do terrorismo", durante sua mensagem de Ano-Novo.
"Infelizmente, a violência também atingiu a noite passada de alegria e esperança", disse o papa argentino, diante de 50 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro durante o tradicional Ângelus.
"Com profunda dor, expresso a minha proximidade com o povo turco. Rezo pelas muitas vítimas fatais, pelos feridos e por toda a nação em luto", disse o pontífice.
Francisco também lançou um apelo para que "todos os homens de boa vontade" enfrentem "o flagelo do terrorismo e esta mancha de sangue que envolve o mundo com uma sombra de medo e perplexidade".
Além disso, o papa desejou a todos "um ano de paz na graça do Senhor".
"Queridos irmãos e irmãs, Feliz Ano Novo!", exclamou o pontífice a partir da varanda da Basílica de São Pedro.
"E o ano será feliz na medida em que cada um de nós, com a ajuda de Deus, tentar fazer o bem todos os dias. Assim se constrói a paz, dizendo 'não' –com as ações– ao ódio e à violência, e 'sim' à fraternidade e à reconciliação", acrescentou.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Um mundo de muros
Em uma série de reportagens, a Folha vai a quatro continentes mostrar o que está por trás das barreiras que bloqueiam aqueles que consideram indesejáveis