Editor de célebres fotos do século 20, John Morris morre em Paris

Crédito: Christophe Ena - 24.mai.2014/Associated Press FILE- In this file photo dated Friday, May 2, 2014, John Morris, legendary Life Magazine and New York Times photo editor, speaks during an interview with the Associated Press in Paris, France. The renowned picture editor who's pictorial judgement impacted on public understanding of seminal stories for decades including World War II and the Vietnam War, John G. Morris has died aged 100, Friday July 28, 2017, at a hospital near his home in Paris. (AP Photo/Christophe Ena, FILE) ORG XMIT: WRC106
John Morris, lendário editor de fotos durante uma entrevista com a Associated Press, em Paris

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O reconhecido editor americano John Morris, que publicou algumas das fotos mais icônicas do século 20, morreu nesta sexta-feira (20), em Paris, aos 100 anos, informou a agência Magnum Photos.

Ao longo de sua carreira, que envolveu alguns dos eventos mais turbulentos do século passado, Morris trabalhou para publicações como a revista "Life" e os jornais "The Washington Post" e "The New York Times".

Morris editou e revisou as históricas fotos de Robert Capa do Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia em 6 de junho de 1944, que eram parte das imagens que encomendou da frente de batalha na Segunda Guerra Mundial para a "Life".

Como editor executivo da Magnum, enviou fotógrafos para todo o mundo, na cobertura dos principais acontecimentos globais.

Foi editor de fotografia do "The New York Times" entre 1967 e 1973, nos anos mais agitados da Guerra do Vietnã.

No "New York Times", Morris publicou duas fotos da agência Associated Press sobre a Guerra no Vietnã que acabaram vencendo o Prêmio Pulitzer.

A de Eddie Adams de um chefe da polícia de Saigon atirando na cabeça de um rebelde Vietcong dominado, em 1968 e a de Nick Ut Cong Huynh, de crianças correndo numa estrada após um ataque aéreo de napalm, em 1972.

Morris nasceu no Estado de Nova Jersey, em 7 de dezembro de 1916, e faleceu em um hospital próximo de sua residência em Paris.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.