Dois meses após eleição, republicanos vencem vaga na Virgínia em sorteio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Steve Helber/Associated Press James Alcorn, presidente da comissão eleitoral da Virgínia, mostra o papel sorteado
James Alcorn, presidente da comissão eleitoral da Virgínia, mostra o papel sorteado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após quase dois meses da eleição para a nova Assembleia estadual da Virgínia, um sorteio definiu o vencedor da disputa e deu maioria para os republicanos —mas o resultado ainda pode mudar.

A disputa da vaga do 94º distrito terminou empatada após uma série de questionamentos na Justiça e acabou sendo decidida na sorte nesta quinta-feira (4) —a votação foi em 7 de novembro.

Políticos dos dois partidos compareceram a cerimônia em Richmond, capital do Estado, para descobrir quem ficaria com a vaga, o republicano David Yancey, que buscava a reeleição, ou a democrata Shelly Simonds.

Papeis com nomes dos dois foram colocadas em uma tigela, que a Justiça pediu emprestada do Museu de Artes da Virgínia. Coube ao presidente da Comissão eleitoral, James Alcorn, tirar o papel do vencedor, que acabou sendo o de Yancey.

Com a vitória, os republicanos ficam com uma maioria de 51 a 49 votos na casa —caso Simonds ganhasse, os partidos ficariam empatados e teriam que negociar os projetos.

Antes da eleição, os republicanos tinham uma ampla maioria de 64 deputados contra 34 democratas. O Senado estadual, controlado pelos republicanos, não estava em disputa

A lei da Virgínia, porém, estabelece que quem perde o sorteio tem direito a recorrer e pedir uma nova recontagem. Caso isso aconteça, será a segunda vez que os votos da disputa serão revistos.

Logo após a eleição, a Justiça deu vitória a Yancey por apenas dez votos em um universo de mais de 23 mil votos.

Por isso, os democratas recorreram e pediram uma recontagem, que acabou anulando alguns votos, dando a vaga para Simonds por uma diferença de apenas um voto.

No dia 20 de dezembro, porém, um painel de três juízes —todos indicados pelos republicanos— analisou a recontagem e decidiu que um dos votos de Yancey tinha sido anulado erradamente. Com isso, o resultado terminou empatado, com 11.608 para cada candidato.

A lei da Virgínia estabelece que em casos assim, um sorteio deve definir o vencedor, o que foi feito nesta quinta.

Simonds disse que analisa a possibilidade de pedir a nova recontagem, mas ainda ainda não definiu qual medida irá tomar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.