Descrição de chapéu Rússia

EUA acusam Rússia de não impedir uso de armas químicas por Assad 

Chanceler russo qualifica declarações americanas de 'absurdas'

Imagem do chanceler russo, Sergei Lavrov, é vista em telão em conferência em Genebra (Suíça) - Fabrice Coffrini/AFP
Genebra | Reuters

O embaixador americano para o desarmamento, Robert Wood, acusou nesta quarta-feira (28) a Rússia de não garantir a destruição do estoque de armas químicas da Síria e não impedir que o regime do ditador Bashar  al-Assad faça uso dessas armas.

"A Rússia está do lado errado da história com respeito ao uso das armas químicas na Síria", disse Wood, representante dos EUA na Conferência sobre o Desarmamento, em Genebra. 

Questionado sobre o suposto nexo de cooperação entre a Coreia do Norte e a Síria, Wood respondeu: "Claramente, há um histórico de relacionamento entre a Coreia do Norte e a Síria no que diz respeito à atividade de mísseis e componentes para armas químicas". 

O chanceler russo, Sergei Lavrov, respondeu que a Síria eliminou seus estoques de armas químicas e as colocou sob controle internacional, qualificando as declarações americanas de "absurdas".

Lavrov acusou os EUA e seus aliados de "simplesmente explorar alegações sem base sobre o uso de armas tóxicas por Damasco como uma ferramenta de engenharia política anti-Síria". 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.