Após denúncia de corrupção, concurso de Miss Venezuela é suspenso

Candidatas são acusadas de trocar favores sexuais por dinheiro de empresários e autoridades

Semifinalistas do concurso Miss Venezuela de 2014 são apresentadas em Caracas - Fernando Llano - 9.ago.2014/Associated Press
Caracas | Reuters

O concurso Miss Venezuela foi suspenso nesta quarta-feira (21) após uma briga nas redes sociais em que concorrentes se acusaram de comportamento inadequado. Os organizadores disseram que vão investigar as denúncias.

Em uma série de posts, um grupo de ex-candidatas do concurso de beleza insinuou que outras participantes tentaram enriquecer trocando favores sexuais com empresários corruptos e autoridades do governo.

A controvérsia teve início depois várias pessoas foram presas no âmbito de um processo de corrupção contra a estatal do petróleo. 

Candidatas alegaram então que algumas mulheres que haviam participado do concurso se beneficiaram da corrupção do governo. 

"Dados os eventos descritos recentemente na mídia social, uma decisão foi tomada para que seja iniciada uma investigação internada para determinar se alguém ligado [ao concurso], durante seu envolvimento, violou os valores e as éticas do concurso", afirmou em nota a Organização Miss Venezuela. 

Um local de treinamento em Caracas foi temporariamente fechado e a escolha de concorrentes foi interrompida. As medidas também afetam o concurso Mister Venezuela. 

O Grupo Cisneros, da rica família venezuelana Cisneros, detém os direitos do Miss Venezuela. 

As alegações geraram indignação na Venezuela, onde uma inflação de três dígitos e a crônica falta de alimentos e remédios tem impulsionado um êxodo em massa. 

Os inúmeros erros de linguagem das misses também foram alvo de críticas. 

As venezuelanas estão entre as candidatas de maior sucesso em concursos de beleza, tendo vencido o Miss Universo e Miss Mundo diversas vezes. 

O país também tem uma das mais altas taxas de implantes mamários e cirurgias cosméticas do mundo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.