Suspeito divulgou 'mensagem cifrada' antes de ataque com van em Toronto

Alek Minassian permanece calado no tribunal enquanto é indiciado por dez homicídios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Toronto | Reuters e Associated Press

O motorista suspeito de atropelar pedestres com uma van em um cruzamento em Toronto na segunda (23) compareceu a um tribunal da cidade nesta terça (24), onde foi formalmente acusado pelo ataque, que deixou dez mortos e 15 feridos.

Alex Minassian, 25, irá responder a dez acusações de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e a 13 tentativas de homicídio. 

Com a cabeça raspada e algemado, ele se manteve o tempo todo com a cabeça baixa, sem olhar diretamente para o juiz ou para seus acusadores. Nem ele nem os promotores deram detalhes dos motivos do atropelamento.

Mas a polícia divulgou nesta terça que Minassian deixou uma "mensagem cifrada" nas redes sociais antes do ataque. 

A mensagem fazia referência a uma "rebelião incel". "Incel" é uma abreviação usada em grupos de mensagens online para "involuntary  celibacy", ou "celibato involuntário" em inglês. 

O post também expressou admiração por um homem que matou seis colegas estudantes antes de se matar na Califórnia em 2014.

"O acusado teria postado uma mensagem cifrada no Facebook minutos antes" do ataque, afirmou Graham Gibson, detetive da polícia de Toronto. 

 
De acordo com o New York Times, o perfil do acusado na rede social continham mensagens que expressavam hostilidade contra mulheres. A conta foi suspensa.

Ari Blaff, que estudou com Minassian na escola secundária, afirmou que ele era estranho e não se misturava com outros estudantes.

“Ele tinha vários tiques e às vezes ele cuspia na camiseta, miava nos corredores e dizia ‘tenho medo de meninas’. Era como um mantra”, disse Blaff, segundo o NYT.

Gibson afirmou que as vítimas eram predominantemente mulheres, mas que não era possível saber se isso havia sido deliberado.

O juiz decidiu que Minassian ficará preso enquanto aguarda o julgamento. Ele deve voltar ao tribunal em 10 de maio. 

Sem passagem anterior pela prisão, ele foi detido por policiais logo após o atropelamento e imediatamente identificado pelas autoridades como o autor da ação.  

Embora o caso tenha características semelhantes a ataques atribuídos a apoiadores do Estado Islâmico realizados com veículos contra pedestres em cidades da Europa e dos Estados Unidos nos últimos anos, o governo canadense até o momento evitou falar em terrorismo. 

As autoridades disseram apenas que o suspeito não representa uma ameaça a segurança nacional. 

Em discurso também nesta terça na capital Ottawa, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que ainda pode demorar algum tempo até que as razões do ataque sejam descobertas, mas que isso não vai alterar o atual nível de alerta no país. 

Ele pediu ainda união de seus compatriotas para enfrentar o caso. "Nós não podemos como canadenses escolher viver com medo todos os dias enquanto fazemos nossas tarefas cotidianas. Precisamos nos focar em fazer o que podemos e precisamos manter os canadenses seguros enquanto nos mantemos leais à liberdade e aos valores que todos nós prezamos", disse o premiê. 

MORTOS

A Embaixada da Coreia do Sul no Canadá confirmou que dois sul-coreanos foram mortos e um ficou ferido no atropelamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.