Trump ameaça cortar ajuda a Honduras e outros por causa de caravana de migrantes

Grupo de 1.200 pessoas tenta chegar à fronteira entre México e EUA

Migrantes centro-americanos fazem fila por comida em Matias Romero, no México, enquanto participam de caravana em direção aos EUA - Jose de Jesus Cortes - 2.abr.2018/Reuters
Washington | Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (3) que a ajuda americana a Honduras e outros países está sob risco a menos que impeçam uma caravana de mais de 1.200 centro-americanos que se deslocam até a fronteira entre o México e os EUA. 

A jornada dos migrantes, de 3.200 km desde a fronteira entre o México e a Guatemala, coincide com a retomada da retórica antimigração de Trump, que promete endurecer o combate aos ilegais nos EUA.

O governo do México afirma que essas caravanas de centro-americanos, muitos dos quais fogem da violência em Honduras, ocorrem desde 2010. 

Trump já havia criticado o México e ameaçado acabar com o Nafta (acordo de livre comércio entre México, EUA e Canadá) por causa da caravana. 

A viagem também coloca pressão sobre as autoridades mexicanas. O país tem eleições presidenciais em 1º de julho. 

"A grande Caravana do Povo de Honduras, agora cruzando o México e se direcionando para a Fonteira das 'Leis Fracas', deve ser interrompida antes que chegue lá. O Nafta está em jogo, bem como a ajuda a Honduras e outros países que permitam que isso aconteça. O Congresso PRECISA AGIR AGORA!", escreveu  Trump no Twitter. 

Na segunda-feira (2), Trump pressionou os congressistas americanos para que aprovem a legislação que vai permitir a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México, uma das principais promessas de campanha do republicano.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.