Legalização da maconha no Canadá começa a valer a partir de 17 de outubro

Legislação, que segue os passos do Uruguai, foi aprovada na terça-feira (19) pelo Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nuvem de fumaça durante marcha da maconha em Ottawa, no Canadá
Nuvem de fumaça durante marcha da maconha em Ottawa, no Canadá - Chris Wattie - 20.abr.2018/Reuters
São Paulo

O consumo e o cultivo de maconha serão legais no Canadá a partir de 17 de outubro, anunciou nesta quarta-feira (20) o primeiro-ministro, Justin Trudeau, na Câmara dos Comuns, em Ottawa.

A legalização, que era uma promessa de campanha do primeiro-ministro Justin Trudeau, foi aprovada nesta terça-feira (19) pelo Senado canadense por 52 votos a 29. O uso medicinal é permitido no país desde 2001.

Trudeau, que já admitiu ter fumado “cinco ou seis vezes” com amigos, afirmou, em rede social, que, com a lei, o país vai mudar um cenário em que os traficantes lucravam com a venda da droga “obtida facilmente pelos jovens”.

O prazo para a legislação entrar em vigor é necessário para que as autoridades das províncias e municipais tenham tempo suficiente para estabelecer as suas regras.

Por exemplo, a lei federal estabelece que a idade mínima para comprar e consumir a droga é 18 anos, mas cada localidade pode seguir esse limite ou optar para subir para 19 anos —não é possível uma faixa etária inferior. 

O tema é polêmico. O limite de 18 anos é inferior ao adotado pelos estados dos EUA que legalizaram a droga, e alguns especialistas em saúde dizem que liberar o uso antes dos 21 vai encorajar o uso da substância, o que pode ter consequências de longo prazo para um cérebro que ainda está em desenvolvimento.

Já os defensores do projeto afirmam que impor a faixa de 21 anos só ajudaria a manter um mercado negro que já abastece esses jovens.

Haverá também controle sobre a publicidade. O produto provavelmente será vendido em embalagens idênticas, com um alerta sobre os riscos para a saúde do usuário.

Os canadenses não só vão poder comprar a maconha e o óleo derivado da droga como também adquirir a planta e sua semente de vendedores autorizados —cada pessoa poderá plantar em casa até quatro plantas.

A negociação vai poder ser feita online e cada adulto terá direito a andar em público com até 30 gramas de maconha desidratada.

Já os alimentos que são feitos a base de maconha não estarão à disposição do público imediatamente. O governo ainda deve demorar um ano até estabelecer regras específicas para o produto.

O Canadá segue os passos do Uruguai, que, cinco anos atrás, se tornou o primeiro país do mundo a autorizar o livre consumo e a produção da maconha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.