Queda de avião da Aeroméxico deixa pelo menos 85 feridos no norte do México

Embraer E190 se dirigia à capital com 101 pessoas a bordo; governador diz que não houve mortos

Caminhões de combate ao fogo e bombeiros com roupas de cor amarela se aproximam de uma área de fumaça branca em que se pode ver parte da fuselagem de um avião.
Foto da Defesa Civil mostra combate ao fogo provocado pela queda do Embraer E190 de Aeroméxico ao lado do aeroporto de Durango, no norte do México - Reprodução/Twitter/Coordinación Estatal de Protección Civil Durango
 
São Paulo

Pelo menos 85 pessoas ficaram feridas na queda de um avião da companhia Aeroméxico que decolava do aeroporto de Durango, no norte do país, em direção à capital nesta terça-feira (31). Não houve mortos no acidente.

O Embraer E190, que fazia o voo AM2431, saiu às 16h09 (18h09 em Brasília) do Aeroporto Internacional Guadalupe Victoria com 101 pessoas  —97 passageiros e quatro tripulantes— em meio a fortes chuvas e granizo.
 

A aeronave não conseguiu ganhar altura e caiu em uma área descampada a 10 km da cabeceira da pista. A operadora do aeroporto informou que, devido às condições climáticas, os pilotos fizeram uma aterrissagem de emergência.

A Defesa Civil de Durango declarou que as vítimas foram levadas a três hospitais. A secretaria de Saúde do estado informa que 49 pessoas continuavam hospitalizadas até a conclusão desta edição há duas pessoas em estado grave, sendo uma delas o piloto.

O canal de notícias mexicano Milenio informou que alguns dos sobreviventes conseguiram se levantar após a queda e pediram ajuda. À emissora, Jacqueline Flores, uma das sobreviventes que saiu ilesa, disse que o avião perdeu altura logo após passar por uma nuvem. 

“Durante esse deslizamento caíram todas as malas nos corredores. A vibração fez com que ficássemos nos debatendo”, afirmou ela, que deixou a aeronave por uma abertura formada com o impacto.

A secretaria federal de Comunicações e Transportes será responsável pela investigação, que também terá técnicos militares mexicanos e americanos. A Embraer também enviou técnicos para o México.

Em nota, a Aeroméxico informou que se colocou às disposição das autoridades para auxiliar nas investigações. Segundo a companhia, o Embraer E190 tinha pouco mais de dez anos de uso. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.