4 crianças são resgatadas de caverna na Tailândia, diz chefe da operação

Próxima etapa do salvamento começa na manhã de segunda (noite de domingo no Brasil)

 
São Paulo | Reuters

​​Quatro dos 12 meninos presos há duas semanas em uma caverna alagadiça na Tailândia junto com seu treinador de futebol foram resgatados neste domingo, confirmou o chefe da operação de resgate, Narongsak Osatanakorn.

Os garotos foram encaminhados para o hospital —um deles seguiu de helicóptero. As condições de saúde não foram divulgadas, mas todos eles deixaram o local de maca.  

"A operação foi muito melhor do que o esperado", disse Osatanakorn, também governador da província de Chiang Rai, adicionando que as crianças mais saudáveis foram retiradas primeiro. 

No anoitecer tailandês (fim da manhã no Brasil), os trabalhos foram suspensos para que as equipes de mergulhadores pudessem descansar e a fim de repor o estoque de tanques de oxigênio e de suprimentos na rota de saída da gruta.

A próxima etapa deve começar às 8h de segunda-feira (22h em Brasília). 

A agência Reuters e outros veículos chegaram a afirmar que seis crianças haviam sido retiradas da caverna, mas as informações não foram confirmadas.

​A ação teve início às 10h da manhã no horário local (por volta de 0h no Brasil) e tem previsão de durar de três a quatro dias, a partir deste domingo (8). 

A única maneira de retirar o grupo é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.

Equipes de resgate da Tailândia trabalham na caverna em que 12 meninos estão presos com o técnico
Equipes de resgate da Tailândia trabalham na caverna em que 12 meninos estão presos com o técnico - Marinha Real Tailandesa/AP

Especialistas no trabalho em cavernas consideram a operação como a última saída para o resgate, especialmente com pessoas não treinadas como os meninos. O caminho é particularmente complicado devido a passagens estreitas, cheias de curvas e inundadas.    

Mas os líderes da equipe de resgate afirmam que as condições favoráveis, com tempo menos instável e nível das águas diminuindo, não devem durar. 

Tempestades são esperadas para os próximos dias e, além disso, a queda dos níveis de oxigênio dentro da caverna também preocupa a equipe de resgate. 

Neste sábado (7), autoridades haviam anunciado que a melhor janela para começar a operação de resgate seria em três ou quatro dias, apesar de chuvas.

Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local.

Gráfico explica riscos de resgate de meninos da Tailândia
Caverna tem passagens pequenas e inundadas, que representam um risco para o resgate - BBC

​Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. 

Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.

Na noite deste sábado (8), jornalistas e familiares precisaram deixar a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.

Chuvas pesadas

Ainda segundo o The Guardian, uma chuva pesada aconteceu na manhã deste domingo (8). O tempo, entretanto, melhorou logo em seguida.   

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, de 25 anos, ficaram presos no dia 23 de junho, quando foram visitar o local depois de um treino de futebol. Uma chuva forte começou e a água subiu no complexo de cavernas, bloqueando a saída.     

Com isso, acabaram presos em uma área remota, que só pode ser acessada por mergulhadores.

A Tailândia está entrando na temporada de chuvas das monções, que pode durar cerca de quatro meses. Inicialmente, chegou a se cogitar que os garotos esperassem dentro do local até que as monções chegassem ao fim. 

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.