Meninos em caverna na Tailândia começam a receber aulas de mergulho

Autoridades afirmaram que grupo está saudável, mas ainda não há data para o resgate

Os meninos presos dentro da caverna na Tailândia, em vídeo divulgado pela Marinha local
Os meninos presos dentro da caverna na Tailândia, em vídeo divulgado pela Marinha local - Thai Navy Seal/Reuters
Mae Sai (Tailândia) | AFP

​Os 12 meninos e seu treinador de futebol presos há 12 dias em uma caverna na Tailândia começaram nesta quarta-feira (4) a ter as primeiras aulas de mergulho, recebendo lições de como respirar com o equipamento. 

A medida foi tomada enquanto as autoridades continuam a debater a melhor forma de retirar o grupo do local. Novas imagens divulgadas pela Marinha tailandesa também mostraram que eles estão bem de saúde, apesar do tempo que ficaram sem comer.  

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que coordena o resgate, afirmou que uma retirada nesta quarta-feira seria "difícil", já que o nível da água continua elevado, apesar do grande sistema de bombeamento instalado.

"Devemos ter 100% de certeza no momento de decidir a operação", que poderia acontecer em vários grupos de crianças, completou. O grupo desapareceu no sábado (23) e só foi encontrado por mergulhadores na segunda (2) em um trecho de difícil acesso dentro da caverna. 

A saída do grupo via mergulho é considerada a hipótese mais arriscada no momento, mas caso as chuvas previstas para as próximas semanas inundem o local, pode acabar sendo a única opção.

Osottanakorn afirmou que no momento a prioridade é cuidar da saúde do grupo e continuar a tentar a bombear a água para fora do local, o que diminuiria a dificuldade de uma retirada via mergulho, já que menos trechos ficariam inundados.

"A água tem baixado um centímetro por hora, o que não é ruim dado o tamanho da caverna", disse ele. 

Para sair, os meninos (com idade entre 11 e 16 anos) e seu treinador (que tem 25 anos)terão que percorrer cerca de quatro quilômetros por dentro da caverna, sendo que parte do trecho está inundada. Os experientes mergulhadores que trabalham no resgate disseram que demoraram cerca de seis horas para fazer o percurso. 

"Fazer mergulho em cavernas é muito técnico e perigoso, especialmente para mergulhadores iniciantes. Por isso, pode ser melhor ajudá-los na caverna até que possam ser removidos por outros meios", avaliou Anmar Mirza, coordenador da Comissão Nacional americana de Resgate Subterrâneo. 

Além de treinar o grupo, uma das prioridades da equipe de resgate é garantir que todos estejam saudáveis o suficiente para fazer o percurso de volta. "Após comerem, todos foram examinados por um médico militar", disse a Marinha tailandesa, que também revelou um novo vídeo do local. 

Nas imagens, 11 dos meninos fazem uma saudação e afirmam estarem bem de saúde —os militares não explicaram por que uma das crianças e o treinador não aparecem  nas imagens. 

 
O vídeo mostra ainda alguns dos meninos recebendo atendimento para feridas no pés.

As imagens foram bem recebidas pelos familiares, que aguardam do lado de fora da caverna. "Estou muito feliz", reagiu a mãe de um dos meninos, Bew, ao ver o vídeo exibido pelos socorristas em um tela sob uma barraca, não muito distante da entrada da caverna."Ele está magro", completou a mulher. 

 
 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.