Descrição de chapéu

Resgate em caverna na Tailândia exigirá administração de fator psicológico

Mergulho em cavernas submersas, como no caso do time de futebol, é operação de risco

Moscou

Mesmo para quem experimentou o mergulho recreativo em águas profundas (não mais de 40 metros), durante a noite ou em um naufrágio, não existe nada mais perigoso do que o feito em cavernas submersas. São locais escuros, onde a única saída disponível está a muitos metros de distância.

No caso específico da Tailândia, onde um time inteiro de futebol está preso, a salvação fica a distantes 2,2 km de onde todos estão.

Normalmente, as tempestades que inundam cavernas carregam muito sedimento, o que significa que a visibilidade embaixo da água fica prejudicada, mesmo sob a luz das potentes lanternas subaquáticas disponíveis.

Não deixa de ser uma operação de risco, ainda mais para quem nunca fez um curso de mergulho autônomo e não conhece bem equipamentos e normas de segurança.

Não se mergulha em cavernas, em lugar nenhum do mundo, sem um cabo-guia. Ele é considerado a única ligação entre mergulhador e o mundo exterior. É por ele que todos precisam nadar para não se perderem num labirinto escuro, frio e com quase nenhuma visibilidade.

Joga a favor dos garotos tailandeses o fato de que eles terão mergulhadores profissionais no comando de uma eventual operação de resgate.

Os modernos equipamentos disponíveis, mesmo para o mergulho recreativo, permitem que o ser humano respire quase que normalmente.

O mergulho recreativo é considerado um esporte seguro, principalmente quando as regras são seguidas. A tecnologia faz com que ele seja uma atividade agradável e com pouco risco.

No caso da Tailândia, porém, nada disso importa. Muito pelo contrário. Ninguém está ali por prazer.

A solução do drama envolve um dilema. Umas das opções é utilizar o mergulho. A outra é esperar quatro meses, até o fim da temporada de chuvas.

Mesmo no mergulho recreativo, não é raro presenciar situações de pânico provocadas pela submersão. A salvação dos meninos passa pela administração de fatores psicológicos.

Uma eventual retirada de todos por meio de equipamentos de mergulho, desde que bem ensaiada, vai ter sucesso se a calma estiver presente dentro das pequenas máscaras de respirar sob a água.

Erramos: o texto foi alterado

O texto referia-se incorretamente a mergulho recreativo a mais de 40 metros de profundidade; o certo é a não mais de 40 metros de profundidade. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.